UFGD abre especialização sobre crimes ambientais e proteção indígena
Não haverá cobrança de taxa de inscrição nem de mensalidade, pois trata-se de uma parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública
A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) inicia, nesta quarta-feira (23/10), o período de inscrições para o curso de especialização em “Enfrentamento aos Crimes Ambientais e Proteção dos Povos Indígenas”, de abrangência nacional.
As inscrições poderão ser feitas até o dia 1º de dezembro, pelo Portal UFGD: https://sistemas.ufgd.edu.br/scpg-inscricao. Não haverá cobrança de taxa de inscrição nem de mensalidade, pois trata-se de uma parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública.
A especialização oferece 225 vagas, sendo 20% delas reservadas para pessoas negras, indígenas e/ou com deficiência. O público-alvo são os operadores do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP). Do total de vagas, 190 serão destinadas ao grupo prioritário, distribuídas por estado e Distrito Federal. Esse grupo é composto por profissionais da Polícia Militar, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil, Guarda Civil Municipal, Polícia Técnico-Científica e Ministério da Justiça e Segurança Pública. Uma tabela disponível no edital informa a quantidade de vagas para cada força policial que integra o grupo 1.
Já o grupo 2 dispõe de 25 vagas para a Polícia Rodoviária Federal (PRF), enquanto o grupo 3 oferece 10 vagas para os candidatos com maior pontuação no processo seletivo, independentemente do estado de origem.
A seleção será realizada por meio da análise de currículo (Tabela de Pontuação - Anexo 3 do edital), considerando o tempo de serviço no SUSP e a experiência em unidades especializadas no atendimento a indígenas e/ou no enfrentamento de crimes ambientais. De acordo com o cronograma, as notas da avaliação serão divulgadas em 13 de Janeiro de 2025 e, após o período de recursos, o resultado final e a convocação para matrícula serão publicados em 20 de Janeiro.
O curso busca proporcionar aos agentes de segurança pública a oportunidade de questionar e refletir sobre estudos e pesquisas relacionadas aos problemas conjunturais ligados a crimes ambientais e à violência praticada contra as populações indígenas e seus territórios (materiais e imateriais), tanto em níveis local e regional quanto nacional e internacional (especialmente em áreas fronteiriças), visando contribuir para a formulação de novas práticas de intervenção e para a construção de políticas de segurança pública pautadas no respeito aos direitos humanos e no Estado de Direito.
As aulas terão início em Março de 2025, na modalidade de Ensino a Distância (EaD), por meio da plataforma AVA Moodle, com encontros síncronos às sextas-feiras à noite e aos sábados de manhã e à tarde. As atividades assíncronas, que representam 30% da carga horária, serão realizadas ao longo da semana. A realização é da UFGD em parceria com a Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública (RENAESP) da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
Contato:
E-mail: faed.suspecap@ufgd.edu.br
Página do curso: https://www.ufgd.edu.br/pos-graduacao/especializacao-crimes-ambientais-protecao-povos-indigenas/index
Página para inscrição: https://sistemas.ufgd.edu.br/scpg-inscricao
Veja Também
Universidade de MS tem 708 vagas para ingresso via Histórico Escolar
IFMS prorroga inscrições para mestrado em educação profissional
IFMS abre 250 vagas para especializações gratuitas e presenciais
IFMS publica 1ª chamada na seleção para cursos técnicos integrados