Cursos

Sindicato lança projeto para capacitar mulheres na construção civil

Iniciativa pioneira qualifica mulheres em cursos técnicos e promove inclusão no setor

|
Redação
(Foto: Divulgação)

O Sindicato Intermunicipal da Indústria da Construção do Estado de Mato Grosso do Sul (Sinduscon/MS), em parceria com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), com o SENAI e a Secretaria Executiva da Mulher (Semu), lança o projeto “Elas Constroem”, que integra o programa Construindo Talentos. 

A ação visa combater a carência de mão de obra qualificada no setor, promovendo a capacitação técnica de mulheres para atuação na construção civil, com foco em empregabilidade e autonomia financeira.

As aulas do primeiro módulo começam em agosto, com três cursos:

•         Pintor(a) de Obras Imobiliárias (160h)

•         Assentador(a) de Revestimento Cerâmico (160h)

•         Operador(a) de BobCat + NR18 (40h)

As turmas, com vagas limitadas (15 a 25 alunas), terão aulas teóricas online e práticas na Escola da Construção do SENAI, utilizando a metodologia “Aprendendo a Construir”.

“O ‘Elas Constroem’ é um marco para a construção civil sul-mato-grossense. Além de suprir a demanda por profissionais qualificados, o projeto reforça nosso compromisso com a diversidade e a geração de renda para mulheres. Acreditamos que essa iniciativa vai transformar vidas e elevar a qualidade do setor”, afirma Kleber Recalde, presidente do Sinduscon/MS:

O projeto "Elas Constroem" traz como destaques uma rede de apoio completa para garantir a participação efetiva das mulheres, especialmente aquelas que são mães. Essa rede inclui acolhimento para os filhos das alunas durante o período das aulas, apoio psicológico, ações voltadas para saúde e bem-estar (como cuidados com a autoestima e beleza), além da oferta de alimentação.

Outro pilar fundamental é a parceria estratégica com a Semu (Secretaria Executiva da Mulher), que atuará na captação de alunas, facilitando o acesso ao público-alvo – mulheres em busca de novas oportunidades no mercado de trabalho. A experiência e capilaridade da Semu junto aos bairros serão essenciais para o sucesso da iniciativa.

“É algo inovador, desafiador e necessário. Sabemos que, principalmente no ramo da construção civil, há uma grande demanda por profissionais qualificados. E por que não as mulheres? São tão capacitadas quanto os homens e, em algumas atividades, como o assentamento de azulejos, se destacam pela atenção aos detalhes e pelo cuidado com o acabamento”, declara Angélica Fontanari, secretária-executiva da Mulher (Semu).

Ela destacou ainda o perfil minucioso e observador das mulheres como um diferencial no setor: “Vamos incentivar e capacitar mulheres para que também ocupem esse espaço. As expectativas com o início das aulas são as melhores. A partir da divulgação, já sentimos uma repercussão muito positiva, e acreditamos que será um sucesso.”

Por fim, o projeto prevê um evento de empregabilidade, no qual o Sinduscon/MS promoverá um encontro entre as participantes e empresas associadas ao sindicato, criando oportunidades reais de contratação e inserção no mercado de trabalho. Essas ações combinadas visam não apenas qualificar, mas também integrar as mulheres de forma efetiva no setor da construção civil.

As inscrições vão até o dia 25 de Julho através do link https://forms.office.com/r/ECMSNSn3Se 

Veja Também

Cadernos das provas discursivas do CNU 2025 já estão disponíveis

Cursos técnicos semipresenciais têm vagas ampliadas

Votorantim abre inscrições para curso gratuito de eletricista industrial em MS

IFMS abre 1.665 vagas em cursos técnicos semipresenciais gratuitos