Diário Digital
 
Cursos

Novo curso livre do IFMS aborda diversidade e relações étnico-raciais

Produto do mestrado profissional ofertado pelo IFMS, curso tem carga horária de 45 horas

|
Redação
AddThis Website Tools
(Foto: Divulgação)

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), por meio do Centro de Referência em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância (Cread), lançou o curso livre 'Diversidade e Relações Étnico-Raciais', que oferece ao estudante uma contextualização histórica e social da desigualdade racial, aborda a legislação sobre o tema e promove o combate ao racismo, além de mostrar um panorama das políticas de igualdade racial no Brasil.

O curso foi criado por Franklin Leal, como produto educacional do mestrado profissional ofertado pelo IFMS em Campo Grande, sob a orientação do professor Dejahyr Lopez Júnior, e é destinado a docentes de todas as áreas do conhecimento, apresentando estratégias para promover a inclusão e a valorização da diversidade em sala de aula. 

Segundo os autores, o curso é resultado do comprometimento acadêmico com a promoção da igualdade e da conscientização étnico-racial, tendo como como objetivo capacitar docentes e profissionais da educação para enfrentar os desafios complexos e sutis relacionados ao tema.

"Vamos debater principalmente o papel fundamental que os docentes desempenham na promoção de uma educação igualitária e inclusiva. É um tema muito delicado e muito importante", explica Leal no vídeo de abertura do curso livre.

Estruturado em quatro módulos e com carga horária de 45 horas, o conteúdo do curso aborda as formas contemporâneas de racismo, os desafios da promoção da igualdade racial, os conceitos de educação e diversidade racial, acesso e permanência de estudantes negros na educação, as legislações e as políticas de igualdade racial. 

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas na plataforma de cursos livres do IFMS até 18 de junho

O público-alvo inclui professores, profissionais atuantes na educação e o público em geral. 

Neste tipo de curso, o aprendizado é autoinstrucional. O estudante acessa o conteúdo a qualquer hora, bastando ter um dispositivo conectado à internet, inclusive tablets e aparelhos celulares. Ao final, o certificado é emitido na própria plataforma onde o curso é ofertado.

Os inscritos devem concluir o curso até até 30 de junho. 

Outros cursos livres - Neste semestre, o IFMS oferta mais de 30 opções de cursos livres.

A carga horária varia de 20 a 60 horas, e as temáticas são variadas:

Acesse a plataforma de cursos livres do IFMS e faça sua inscrição!

Inscrições - São gratuitas e devem ser feitas até 18 de junho, na plataforma de cursos livres do IFMS.

Para ter acesso à plataforma, o interessado deve inicialmente criar uma conta, preenchendo seus dados conforme solicitado no formulário de inscrição. 

É importante que o nome, número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e e-mail informados estejam corretos. Pelo e-mail, o inscrito receberá o link de confirmação para fazer o primeiro acesso à plataforma. Já o nome e o CPF informados serão utilizados na emissão do certificado.

Após o acesso, basta escolher qual curso quer fazer e finalizar a inscrição. Os cursistas têm até 30 de junho para finalizar os estudos e emitir o certificado de conclusão. 

Em caso de dúvidas o contato é o e-mail cursoslivres@ifms.edu.br.

Veja Também

Selecionados para o curso PartiuIF devem se inscrever até esta sexta

Câmara de Campo Grande oferece curso básico de Libras gratuito

Acadêmicas mães podem pedir ajuda financeira para continuar estudando

Inscrição em curso preparatório para o IFMS termina nesta quinta-feira