Ministério da Saúde abre curso de cuidados em caso de dor crônica
Profissionais podem se inscrevem de forma online, pela plataforma UNA-SUS
O curso “Cuidado em Situações Frequentes de Dor” está com inscrições abertas para profissionais de saúde, gestores que atuam na Atenção Primária à Saúde (APS) e demais interessados. Inscrições podem ser feitas até dia 27 de abril, na plataforma UNA-SUS.
Formação é promovida pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A carga horária é de 30 horas e há cerca de 10 mil vagas disponíveis. A capacitação faz parte do programa “Cuidado nas Queixas Comuns no Atendimento à Demanda Espontânea” na APS.
Ao todo, são cinco módulos de cargas horárias independentes. O aluno poderá obter a certificação de cada curso concluído individualmente ou da carga horária total do programa (180 horas).
A habilitação aborda os principais mecanismos fisiopatológicos da dor e suas vias de neuromodulação. Aos participantes, será ensinado como manejar casos de pessoas com as principais síndromes dolorosas na APS, com acesso aos recursos para avaliação de risco e vulnerabilidades relacionados às demandas espontâneas, bem como a organização do processo de trabalho das equipes de Atenção Primária.
(Com informações do Ministério da Saúde)
Veja Também
IFMS prorroga inscrições para mestrado em educação profissional
IFMS abre 250 vagas para especializações gratuitas e presenciais
IFMS publica 1ª chamada na seleção para cursos técnicos integrados
Magistratura: Curso de 2025 com oportunidades de bolsa integral