iFood quer ajudar 35 mil pessoas a concluírem o Ensino Médio
Bolsas são direcionadas a entregadores, proprietários, funcionários e familiares de estabelecimentos parceiros
O iFood está expandindo o programa Meu Diploma do Ensino Médio, oferecendo 35 mil bolsas de estudo gratuitas para o curso preparatório ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), validado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A iniciativa, em sua quarta edição, é destinada a entregadores, proprietários e funcionários de todos os estabelecimentos parceiros do aplicativo, além de seus familiares, reforçando o compromisso da empresa com a inclusão e transformação social por meio da educação. As inscrições para as bolsas estão abertas a partir do dia 20 de janeiro e podem ser feitas no site oficial ou pelo WhatsApp no número (11) 4040-3140.
Desde o lançamento do programa, em 2022, quase 6 mil pessoas concluíram o Ensino Médio com o apoio das bolsas oferecidas pelo iFood. No ano passado, 23 mil participantes foram beneficiados.
De acordo com pesquisa interna realizada em 2024, 26% dos entregadores cadastrados na plataforma ainda não concluíram o Ensino Médio, representando um universo de 120 mil pessoas. Apesar disso, 76% deles demonstraram interesse em finalizar essa etapa educacional, somando cerca de 70 mil entregadores da base ativa da plataforma.
A pesquisa também destacou os impactos positivos do programa: 45% dos entregadores que se formaram relataram aumento de renda, enquanto 28% afirmaram estar matriculados em cursos de nível superior ou técnico após a conclusão do Ensino Médio.
“Nosso sonho é ver todos os nossos parceiros, entregadores e profissionais de restaurantes, superando barreiras acadêmicas e conquistando novas oportunidades. A educação é essencial para transformações reais e sustentáveis, e o programa 'Meu Diploma do Ensino Médio' é um pilar fundamental para alcançar isso”, afirma Luana Ozemela, vice-presidente de Impacto e Sustentabilidade do iFood.
Renata Citron, diretora de Educação do iFood, complementa: “As iniciativas estão alinhadas aos compromissos do iFood como membro da Good Work Alliance, do Fórum Econômico Mundial, que incluem o acesso universal à conclusão do Ensino Médio”.
As bolsas são oferecidas em parceria com a plataforma "Termine Seus Estudos", especializada na preparação para o Encceja, garantindo conteúdo de qualidade e suporte personalizado para engajar os alunos. Além disso, o programa conta com a colaboração do AprendiZAP, ferramenta digital da Fundação 1Bi, que disponibiliza a tutora virtual “Mai”. Por meio de Inteligência Artificial, a Mai oferece simulados, orientações e suporte 24 horas pelo WhatsApp para facilitar o aprendizado e a preparação para o exame.
Os aprovados no Encceja recebem o certificado de conclusão do Ensino Médio emitido pelas secretarias de educação e institutos federais, em conformidade com as diretrizes do Inep.
Histórias de transformação - O programa tem mudado a vida de muitos participantes, como o entregador Josevaldo Lindoso Silva (32), parceiro do iFood em São Luís, Maranhão. Ele interrompeu os estudos no segundo ano do Ensino Médio, em 2011, aos 19 anos, após se casar e precisar trabalhar.
“Chegava em casa cansado e não ia para a escola. Tentei voltar a estudar, mas não consegui dar continuidade. Neste ano, tive o incentivo com o Termine Seus Estudos no iFood. Sabia que não seria fácil, porque havia 13 anos que eu não estudava nada. Mas com o conteúdo e os professores do programa consegui me organizar, apesar do pouco tempo que tinha, para estudar e passar na prova. Passei no Encceja e só tenho a agradecer pelo incentivo do iFood. Com o diploma, outras portas serão abertas. Estou pensando em prestar concursos. Vou estudar um pouco mais e conseguir atingir meus objetivos. Estava tudo travado na minha vida, e com o Ensino Médio uma nova porta se abre.”
Gabriele Costa Pimenta (20), parceira do iFood em Uberlândia, Minas Gerais, interrompeu os estudos há cerca de seis anos devido à necessidade de trabalhar. Agora, com o incentivo do programa do iFood, ela conseguiu concluir o Ensino Médio. "Estou muito feliz porque vou poder realizar meu sonho de cursar uma faculdade", celebra.
Veja Também
Senac oferece curso de culinária para jovens nas férias
Senac oferece cursos gratuitos em 2025 para quem quer transformar a carreira
Senar/MS oferece curso técnico gratuito na área de citricultura