IFMS recebe matrículas de portador de diploma, reingresso e transferência
Procedimento é on-line no Sistema de Matrículas para convocados em primeira chamada
Os candidatos convocados em primeira chamada para os cursos de graduação do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), por meio da seleção voltada a portador de diploma, reingresso e transferências interna e externa, têm até segunda-feira, 19, para efetuarem suas matrículas.
O documento está disponível na Central de Seleção do IFMS e convoca os candidatos “aptos à matrícula” para efetivarem o procedimento e, ainda, aqueles classificados em “lista de espera” para realizarem a manifestação de interesse à vaga.
Para isso, os candidatos devem acessar o Sistema de Matrículas do IFMS.
O acesso pode ser feito utilizando a conta do Gov.BR ou clicando na opção 'Ainda não tem Login? Clique aqui para ativar o seu acesso'.
Dessa forma, será solicitado o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), a data de nascimento e o e-mail utilizado no cadastro na Central de Seleção.
Após ativar o acesso, o login no sistema estará liberado. A primeira senha será enviada por e-mail. Uma vez logado, o candidato deve conferir os dados pessoais e a opção de curso para o qual se inscreveu.
Caso as informações estejam corretas, o candidato deve informar sua situação, clicando em “Solicitar Matrícula” para convocados em primeira chamada ou “Manifestar Interesse” para candidatos em lista de espera.
Aqueles que não tenham preenchido o Questionário Socioeconômico devem fazê-lo como pré-requisito para a solicitação de matrícula.
Em seguida, deverão anexar os documentos solicitados no edital, a serem enviados na forma de arquivo digitalizado, legível e de boa qualidade com, no máximo, 5 mb cada, a partir dos documentos originais. São aceitas imagens nos formatos .png, .jpg ou .jpeg e textos nos formatos .pdf, .doc, .docx ou .odf.
Vagas - Foram ofertadas 191 vagas, com opções em cursos superiores de tecnologia, bacharelados e licenciaturas, nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.
O edital com as regras do processo seletivo está publicado na Central de Seleção do IFMS.
Por meio deste, o ingresso nos cursos de graduação é possível por estas modalidades:
Portador de Diploma: para estudantes com curso superior concluído no IFMS ou em outra instituição de ensino, pública ou privada, reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
Reingresso: voltado a estudantes do IFMS que desejam retornar ao mesmo curso e campus que deixaram de frequentar há, no máximo, cinco anos e que não tenham se beneficiado do reingresso anteriormente.
Transferência Externa: destinada a estudantes matriculados no IFMS que pretendem transferir-se para outro campus da instituição ou estudantes matriculados em outra instituição de ensino, pública ou privada, reconhecida pelo MEC, com a intenção de transferir-se para o IFMS.
Transferência Interna: para estudantes matriculados no IFMS que queiram transferir-se para outro curso no mesmo campus da instituição.
Dúvidas frequentes sobre a utilização do site de matrículas podem ser consultadas na seção FAQ do Sistema de Matrículas.
Mais informações podem ser também encaminhadas para o e-mail selecao.graduacao@ifms.edu.br.
Veja Também
Universidade de MS tem 708 vagas para ingresso via Histórico Escolar
IFMS prorroga inscrições para mestrado em educação profissional
IFMS abre 250 vagas para especializações gratuitas e presenciais
IFMS publica 1ª chamada na seleção para cursos técnicos integrados