IFMS abre turma para mestrado em Propriedade Intelectual
Será a primeira seleção para o curso, ofertado presencialmente no Campus Campo Grande
O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com seleção aberta para a primeira turma do mestrado profissional em rede em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (ProfNIT).
Com pontos focais em 37 universidades e Institutos Federais em todo Brasil, o programa é coordenado pelo Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec) e tem sede acadêmica central na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). No IFMS, o curso prevê aulas presenciais no Campus Campo Grande.
O mestrado é destinado a portadores de diploma de nível superior em qualquer área de formação, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), que atuem ou tenham interesse em atuar com propriedade intelectual e transferência de tecnologia e inovação tecnológica.
Na avaliação do pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Felipe Oliveira, a oferta da pós-graduação stricto sensu contribui para a formação de profissionais gestores de propriedade intelectual e dos ambientes de inovação não no só no Instituto Federal, mas em todo Estado.
“O desenvolvimento do programa permitirá uma ampla articulação com instituições públicas e privadas visando o fortalecimento da ciência, tecnologia e inovação dentro do Mato Grosso do Sul”, afirma.
Para a primeira turma serão oferecidas oito vagas, sendo quatro delas reservadas a servidores da instituição, e outras quatro destinadas ao público em geral. As inscrições começam no dia 15 de setembro.
"A participação do IFMS na rede ProfNIT contribui com a cultura da inovação e com a verticalização das nossas ações, visto já possuímos Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), com representação em todos os campi”, destaca Angelo César de Lourenço, diretor de Pós-Graduação.
As informações sobre o curso estão disponíveis na página do Programa.
Inscrição e seleção – Os interessados devem se inscrever exclusivamente pela página do ProfNIT entre os dias 15 e 22 de setembro. O valor da taxa de inscrição é R$ 250. A solicitação de isenção pode ser feita até o dia 18.
A seleção será feita em duas etapas. A prova nacional será realiza no dia 22 de outubro, às 14h, horário de Brasília. Serão vinte questões de múltipla escolha, de acordo com o conteúdo programático constante no edital de abertura. O resultado está previsto para ser divulgado em 11 de novembro.
Na segunda etapa, entre os dias 16 e 18 de novembro, os candidatos deverão enviar a documentação para análise curricular. Além de documentos pessoais, são necessários uma cópia do currículo cadastrado na Plataforma Lattes e o formulário de Barema, com comprovação de atividade profissional e da formação acadêmica.
A previsão é de que o resultado final desta etapa seja publicado em 9 de dezembro. As matrículas serão realizadas de acordo com o calendário acadêmico a ser disponibilizado pelo IFMS. As aulas começam em 2023.
Mais informações estão disponíveis no edital do processo seletivo.
Veja Também
Universidade de MS tem 708 vagas para ingresso via Histórico Escolar
IFMS prorroga inscrições para mestrado em educação profissional
IFMS abre 250 vagas para especializações gratuitas e presenciais
IFMS publica 1ª chamada na seleção para cursos técnicos integrados