Cursos

IFMS abre 280 vagas em cursos técnicos para jovens e adultos

Oferta é para cinco municípíos; vagas são para ensino técnico Proeja e subsequente

|
Redação
(Foto: Divulgação)

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) abriu nesta segunda-feira, 31, o processo seletivo com oferta de 280 vagas em cursos técnicos integrados, na Educação de Jovens e Adultos (Proeja), e subsequentes, em cinco campi, com ingresso no primeiro semestre de 2023.

Os cursos Proeja se destinam àqueles com ensino fundamental completo e, no mínimo, 18 anos de idade. Para os subsequentes, por sua vez, é necessário ter ensino médio completo. Ambos são gratuitos.

No edital n° 071/2022 estão disponíveis as informações sobre as 120 vagas no ensino integrado Proeja. Já o processo seletivo para as 160 vagas nos cursos subsequentes constam no edital n° 070/2022.

Cursos e vagas – Em Aquidauana, a opção é o curso técnico em Administração (Proeja), que também é ofertado em Dourados. Na mesma modalidade é possível ainda se inscrever para Manutenção e Suporte em Informática, em Naviraí.

Já no ensino subsequente as opções são Agricultura (em Naviraí e Ponta Porã), Marketing (Dourados) e Zootecnia (Nova Andradina). São 40 vagas para cada turma. 

Inscrições – Devem ser feitas entre os dias 3 de novembro e 5 de dezembro. No dia 25 deste mês está prevista a realização de reuniões de apresentação dos cursos, nos campi com oferta de vagas, para esclarecimentos e auxílio na realização da inscrição.

Estas deverão ser feitas exclusivamente on-line pela Central de Seleção do IFMS.

Os interessados que não tiverem acesso à internet poderão comparecer à Central de Relacionamento (Cerel) do campus e solicitar auxílio para realizar a inscrição, nos endereços e horários de atendimento previstos.

No ato da inscrição, será preciso informar dados pessoais, curso e turno escolhido e, ainda, se irá concorrer pelas vagas ofertadas em ampla concorrência ou por ações afirmativas (cotas). Ao final da inscrição, o candidato receberá um e-mail de confirmação no endereço eletrônico cadastrado.

Cotas – Metade das vagas é reservada a candidatos que estudaram em escola pública. Desse total, há cotas para aqueles que comprovarem renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas, e a pessoas com deficiência.

Os cotistas aprovados nos processos seletivos deverão comprovar essa condição no ato da matrícula, caso contrário perderão a vaga e serão reclassificados em lista de espera.

Os candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas deverão passar por uma banca de heteroidentificação, para constatação da veracidade da autodeclaração.

Seleção – Será feita mediante sorteio eletrônico, previsto para 14 de dezembro. No dia anterior, será divulgada a relação das inscrições homologadas e número dos candidatos para o sorteio. O resultado final e a convocação da primeira chamada, em ambos editais, estão previstos para 10 de janeiro.

As aulas começam no dia 7 de fevereiro, quando terá início o semestre letivo.

Segundo semestre – Os editais trazem também os cursos e vagas que serão ofertados para ingresso no segundo semestre letivo do ano que vem.

Já estão definidas as principais datas do cronograma, como período de inscrições, sorteio eletrônico e divulgação dos resultados.

Quadro de vagas e cursos 

Técnico Integrado Proeja - Edital n.º 71/2022

CampusCursoTurnoVagas
AquidauanaAdministraçãoNoturno40
DouradosAdministraçãoNoturno40
NaviraíManutenção e Suporte em InformáticaNoturno40

Técnico Subsequente - Edital n.º 70/2022

CampusCursoTurnoVagas
DouradosMarketingNoturno40
NaviraíTécnico em AgriculturaNoturno40
Nova AndradinaTécnico em ZootecniaMatutino40
Ponta PorãTécnico em AgriculturaNoturno40

Texto origjnalmente publicado em: 

Veja Também

Universidade de MS tem 708 vagas para ingresso via Histórico Escolar

IFMS prorroga inscrições para mestrado em educação profissional

IFMS abre 250 vagas para especializações gratuitas e presenciais

IFMS publica 1ª chamada na seleção para cursos técnicos integrados