Cursos

Galeria expõe Cerrado Berrante e promove oficina de artesanato

Oficina é totalmente gratuita

|
Pedro Santos
Poltrona Lídia Baís, uma das criações do oficina (Foto: Supapo Criativo / Divulgação)

Inspirado na natureza e exuberância dos ipês de Campo Grande, a galeria escola Supapo Criativo promove o Projeto Cerrado Berrante, um curso sobre artesanato regional, cujo objetivo é promover a cultura de produção de produtos de design autoral na região de Mato Grosso do Sul. As aulas da Oficina de Capacitação são oferecidas gratuitamente e acontecem nos dias 6, 8, 10, 13 e 15 de março e podem se inscrever pessoas jovens e mestres-artesãos que se interessam por artesanato e artes manuais.

Desenvolvido pela arquiteta e designer de móveis Luciana Teixeira, da galeria escola Supapo Criativo, a proposta é lançar uma coleção inspirada na florada dos ipês, pautada na pesquisa das técnicas de artesanato regional, como a selaria da cultura pantaneira, a técnica paraguaia que utiliza o tear típico da tradicional faixa paraguaia e, ainda, técnicas de tramas étnicas que fazem referência aos saberes e fazeres ancestrais da autêntica brasilidade sul-mato-grossense. 

"Os objetos da coleção  contam a história de importantes personalidades como o poeta Manoel de Barros e a artista visual Lídia Baís. A proposta é chamar atenção para a riqueza cultural e também expressar  a exuberância região do Pantanal,  utilizando design como ferramenta para chamar para nosso bioma e instigar reflexões para preservação ambiental", pontua Luciana.

A primeira etapa desse projeto foi dedicada ao processo de criação e produção da dupla balanço e poltrona Lídia Baís, a multiartista conhecida como uma mulher à frente do seu tempo e grande expoente cultural do estado; e o Balanço Manoel de Barros. 

 Balanço Manoel de Barros (Foto:  Supapo Criativo / Divulgação)

"Em uma de suas etapas, o projeto se propõe a criar uma oficina de capacitação profissional para desenvolver talentos com disposição e aptidão para trabalhos com saberes e fazeres manuais, para pessoas que necessitem de orientação de mestres-artesãos com experiência e desejo de ensinar", explica.

Para realizar a inscrição, clique


 

Veja Também

Cadernos das provas discursivas do CNU 2025 já estão disponíveis

Cursos técnicos semipresenciais têm vagas ampliadas

Votorantim abre inscrições para curso gratuito de eletricista industrial em MS

IFMS abre 1.665 vagas em cursos técnicos semipresenciais gratuitos