Cursos

Adecoagro inicia Programa Jovens Talentos Aprendizes com Deficiência

Por meio de atividades teóricas e práticas, a iniciativa visa potencializar habilidades e competências

|
Redação
(Foto: Divulgação)

A Adecoagro, uma das maiores produtoras de alimentos e energia renovável, acredita na importância de um mundo diverso e mais inclusivo. O tema é um compromisso assumido no Código de Conduta Corporativo e em sua Política de Diversidade e Inclusão. E há mais de uma década conta com o Multi - Programa de Diversidade, Equidade e Inclusão Adecoagro, para manutenção de um ambiente de trabalho motivador e inspirador, preparado para os desafios da atualidade e futuros, proporcionando oportunidades para o desenvolvimento e o crescimento de forma igualitária.

Para ampliar seu impacto social positivo, contribuindo para o desenvolvimento social alinhado ao crescimento da Companhia, a Adecoagro dá início a um novo programa: o Jovens Talentos Aprendizes com Deficiência. Desenvolvido em parceria com o SENAI de Mato Grosso do Sul - unidade de Naviraí, o Programa visa atrair, reter e desenvolver pessoas com deficiência física, visual, auditiva, intelectual e psicossocial. A iniciativa inclui formação técnico-profissional através de atividades teóricas e práticas organizadas em tarefas de complexidade progressiva para desenvolver, pessoal e profissionalmente, a pessoa com deficiência, potencializando suas habilidades e competências.

A aula inaugural da 1ª Turma do Programa Jovens Talentos Aprendizes com Deficiência reuniu os 20 jovens participantes do curso de aprendizagem em Assistente Administrativo na unidade do Senai em Ivinhema. Contou com a presença de representantes dos municípios de Ivinhema e Angélica, da Adecoagro, do SENAI, da APAE - Programa Emprego Apoiado, representantes do Ministério do Trabalho e Emprego e familiares dos jovens aprendizes.

Franciene Cristina da Silva, Gerente de Saúde e Bem-Estar, Diversidade e Cidadania Corporativa na Adecoagro, destaca que a pluralidade é uma grande aliada no desenvolvimento de uma cultura corporativa mais inclusiva e acolhedora. “A capacitação destes talentos cria a oportunidade do ingresso de jovens no mercado de trabalho e contribui significativamente com o desenvolvimento de pessoas, empresas e da comunidade. Ampliamos nosso compromisso com o desenvolvimento da Educação Social, diminuindo distâncias sociais, e reafirmamos o compromisso com a diversidade, a equidade e inclusão no ambiente de trabalho”, acrescenta ela.

Funcionamento - Com 800 horas e duração de 18 meses, o programa é destinado a pessoas com deficiência a partir dos 16 anos. Durante esse período, os participantes terão acesso a aulas teóricas e atividades práticas desenvolvidas na empresa, proporcionando a eles e elas o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos essenciais para o mercado de trabalho.

As atividades práticas serão estruturadas com complexidade progressiva, permitindo que os jovens adquiram experiência valiosa e se sintam preparados para os desafios profissionais. Gestores e gestoras da Adecoagro e os tutores terão um papel fundamental, orientando e apoiando os participantes para garantir sua plena integração à equipe e à cultura da empresa. Ao final do programa, o objetivo é identificar talentos que possam ser contratados permanentemente, enriquecendo ainda mais o quadro de colaboradores.

"O Projeto Jovens Talentos Aprendizes é uma oportunidade única quando falamos da inserção no mundo do trabalho e da inclusão no processo de formação como um direito que deve ser acessível a todos e todas. A parceria Senai e Adecoagro nos permite avançar muito enquanto sociedade. Fazer parte da história desses jovens e contribuir para esse movimento de inclusão é uma grande honra", comenta Daniela Gil, Gerente Executiva de Educação do SENAI Mato Grosso do Sul.

Primeira Turma - A primeira turma do Programa Jovens Talentos Aprendizes com Deficiência será realizada em parceria com o SENAI de Mato Grosso do Sul, unidade de Naviraí, e contará com 20 jovens residentes nos municípios de Angélica e Ivinhema. Esta turma participará do curso de aprendizagem em Assistente Administrativo, demonstrando que a aprendizagem para pessoas com deficiência não tem limite de idade.

Maria Laura Sacconi da Silva, de 23 anos, faz parte da 1ª turma de Jovens Talentos Aprendizes com Deficiência. A jovem conta que é sua primeira oportunidade de emprego e que está muito feliz com sua participação no programa. “Fiz curso tecnólogo de RH e agora estou cursando faculdade de administração.  Sou um pouco introvertida, mas gosto muito de conhecer pessoas. Vou me dedicar e estudar bastante”, complementa.

Veja Também

IFMS prorroga inscrições para mestrado em educação profissional

IFMS abre 250 vagas para especializações gratuitas e presenciais

IFMS publica 1ª chamada na seleção para cursos técnicos integrados

Magistratura: Curso de 2025 com oportunidades de bolsa integral