Vacina

'Recebemos o Ministério com desabastecimento de vacinas infantis', diz secretária

Vacinas contra covid-19 para crianças de até 4 anos estão esgotadas, segundo o Ministério da Saúde

|
Pedro Santos
(Foto: Walterson Rosa / Ministério da Saúde)

A secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, informou em uma coletiva de imprensa em Brasília, nesta sexta-feira (6), que o estoque do governo federal de vacinas contra covid-19 para crianças de até quatro anos de idade está esgotado. 

“Recebemos o Ministério com desabastecimento de vacinas infantis. Entramos em contato com a Pfizer e vamos resolver o problema da entrega até o fim de janeiro”, Ethel.

Ela frisou que já realizou reuniões com a fabricante de vacinas pediátricas Pfizer - a única que produz o imunizante para a faixa etária de seis meses aos três anos de idade - para a possível antecipação das entregas. “Vamos resolver o problema”, disse Ethel.

Segundo ela, há a expectativa de antecipar remessas de 3,2 milhões de doses para o público entre seis meses e quatro anos, e outras 4,5 milhões de doses para o público entre quatro e 11 anos. 

“Estamos recebendo uma cobertura no Brasil bastante preocupante: a cobertura de duas doses não chega a 80%. A cobertura do que nós consideramos de duas doses com dose de reforço não chega a 50%, o que é preocupante nesse cenário de surgimento de uma nova variante com alta transmissibilidade”, ressaltou a secretária

A outra vacina pediátrica contra covid-19 aprovada para crianças menores, a Corona Vac, produzida pelo Instituto Butantã, pode ser aplicada a partir dos três anos de idade. A secretária, contudo, disse que o contrato com o instituto foi paralisado pela gestão anterior do Ministério da Saúde, devendo ser retomado em breve. 


 

Veja Também

Municípios já podem aplicar vacina nos quatro grupos da campanha da Bivalente

Campo Grande tem mais de 50 locais aplicando vacina bivalente

Três unidades de saúde estão abertas para vacinação e teste de covid-19 neste sábado

MS recebe 6,5 mil doses de Coronavac para crianças de 3 a 11 anos