TV MS Record

Retrospectiva 2024: Escola pública venceu game show da TVMS

Competição inédita alcançou grande sucesso de público e de crítica, pelo seu caráter educativo, em formato dinâmico

|
Redação
Alunos da Coração de Maria em plena comemoração (Foto: Luiz Alberto)

A Escola Estadual Coração de Maria fez história ao vivo neste ano de 2024. A equipe venceu a primeira edição da Liga das Escolas, game show inédito da TVMS Record (canal 11.1). A disputa reuniu 16 escolas de Campo Grande, sendo oito públicas e oito privadas, em uma competição que durou quase três meses, sob apresentação do jornalista Rodrigo Nascimento, o Rodrigão.

O último duelo foi ao ar em 5 de Outubro.  Coração de Maria venceu o Colégio Classe A sob um placar final foi de 200 a 160 pontos. A vencedora ganhou R$ 20 mil em dinheiro (sendo metade do valor destinado a uma instituição), o título de campeã, mais a taça da competição. Além disso, todos os oito estudantes participantes da grande final ganharam um CNH gratuita, oferecimento da TVMS Record.

Professor Vinícius Constantino e os alunos da Coração de Maria (Foto: Luiz Alberto)

A escola vencedora foi representada pelos alunos Jean Flávio, Thiago Amorim, Leonardo Schuelter e João Antônio, selecionados entre 173 estudantes da Coração de Maria, além de Vinícius Constantino, professor responsável pela participação dos estudantes.

O game foi uma disputa de conhecimentos gerais entre alunos do Ensino Médio. A maioria das questões tinha como base conteúdos cobrados no Enem. As perguntas eram de disciplinas como história, biologia, matemática, língua portuguesa, física, química, ciências humanas, ciências da natureza, tecnologias e outras, vencendo quem acumulasse mais pontos com acertos.

Estudantes foram presenteados com uma CNH gratuita (Foto: Luiz Alberto)

As vagas foram garantidas por meio de testes aplicados anteriormente nos estabelecimentos que se inscreveram na competição. As melhores pontuações foram selecionadas para a disputa televisiva.

Nesta primeira edição, além da Coração de Maria, participaram do game as seguintes escolas públicas  E.E. Profª Brasilina Ferraz Mantero; IFMS; Escola Estadual Emygdio Campos Widal; Escola Amélio de Carvalho Baís; Escola Estadual Maria Constança Barros Machado; Escola Estadual Lúcia Martins Coelho e Escola Estadual Rui Barbosa.

Já as particulares, além do Classe A, foram Colégio Maria Montessori; Colégio Bionatus; Colégio Elite Mace; Colégio Master; Colégio Maestria;  Colégio Nova Geração e o Status.

(Foto: Luiz Alberto)

O game show começou com duas chaves, a das escolas públicas e a das privadas. No final, a vencedora de cada uma delas competiu pelo título de grande vencedor. Logo nas primeiras semanas, o game show alcançou grande sucesso de público e de crítica, pelo seu caráter educativo, num formado dinâmico e divertido.

A disputa era transmitida ao vivo todos os sábados, a partir das 13h, sendo dois duelos por episódio. O game show foi inspirado no The High school Quiz Show modelo de entretenimento nos Estados Unidos com objetivo de valorizar a educação e o talentos dos alunos.

“Foi uma honra estar à frente do Liga das Escolas. Eu vi no rosto das escolas participantes a vontade de vencer, de realizar um sonho e de mostrar que estão preparados para enfrentar os desafios, seja no Enem ou em algum vestibular. Como eu disse para eles, uma escola não perde quando sai do programa, é eliminada porque é a regra do jogo, porque para estar no Liga das Escolas todas são campeãs”, enalteceu o apresentador Rodrigão.

Confira a galeria de imagens:

Veja Também

Retrospectiva 2024: Cozinheira apaixonada venceu Sabor à Prova raiz

Ator relembra cenas de Onri em Reis: ‘Quem vai tomar a flechada?’

Ator que interpretou Salomão celebra vitória no Acerte ou Caia!

Confira o pôster da décima terceira e última temporada da série Reis