TV MS Record

Escola Estadual Rui Barbosa vence duelo contando com estratégia de equipe

Game Show desafia alunos do 3° ano do ensino médio das escolas públicas e particulares de Campo Grande

|
Clara Borba Deps
(Foto: Clara Borba Deps)

O quarto episódio da Liga das Escolas, o Game Show que desafia os alunos do 3° ano do ensino médio de Campo Grande (MS), realizado pela TVMS Record (MS), terminou com vitória da Escola Estadual Rui Barbosa contra a  Escola Estadual Lúcia Martins Coelho. O placa final foi de 135 a 0.

A equipe da instituição é formada pelos estudantes Leonardo, Manoela, Lucas e Guilherme, e pela professora Carla Karine.

No game apresentado por Rodrigo Nascimento, o Rodrigão, os alunos foram desafiados em perguntas de história, biologia, matemática, língua portuguesa, ciências humanas, ciências da natureza, tecnologias e outras.

Os alunos relataram que tinham uma estratégia para apertar o botão na rodada do contratempo, onde ocnseguiram responder mais perguntas que o adversário, uma estrátegia que os levou á vitória.

Os duelos, compostos por três rodadas distintas, exigiram não apenas conhecimento, mas também estratégia. Na primeira rodada, "Responde ou Passa", os estudantes tinham a chance de passar a vez ao adversário sem perder pontos, caso não soubessem a resposta. A segunda rodada, "Categorias", inspirada nos cadernos do Enem, trouxe mais pressão, pois respostas erradas resultavam em perda de pontos. Já a última rodada, "Contra o Tempo", desafiou as equipes a responder rapidamente, com o relógio correndo e as pontuações mais altas em jogo.

Disputa ocorreu contra a Escola Esatdual Lúcia Martins de Coelho (Foto: Clara Deps)

A professora responsável pela equipe da Rui Barbosa destacou a importância do preparo contínuo dos alunos. Segundo ela, apesar de já terem uma rotina de estudos devido a concursos e vestibulares, o grupo se concentrou em estratégias específicas para a competição, como treinar sob pressão e definir táticas de quem deveria apertar o botão primeiro em diferentes momentos do jogo.

"Eu acredito muito nessa equipe, por isso eles foram escolhidos. Existe uma rotina de preparo, mas o que realmente fez a diferença foram as estratégias que conversamos ao longo das semanas", comentou a professora, que acompanhou a competição de perto, com o coração na mão.

Durante o episódio, a equipe da Rui Barbosa demonstrou uma sintonia impressionante, especialmente na última rodada, onde a pressão era maior. Um dos alunos, Leonardo, que substituiu um colega do turno vespertino, destacou o trabalho em equipe e a importância de manter a calma mesmo após um erro: "Eu errei uma que eu não poderia errar, mas o Guilherme me deu moral e seguimos fortes como equipe."

Duelos em três rodadas - Os duelos são compostos de três diferentes rodadas. A primeira é a responde ou passa, nessa rodada ninguém perde ponto, mas quem responder errado passa a oportunidade para o adversário. O Game show foi inspirado no The High school Quiz Show modelo de entretenimento nos Estados Unidos com objetivo de valorizar a educação e o talentos dos alunos.

A segunda rodada é de categorias, inspiradas nos cadernos do Enem. Nessa rodada as respostas erradas perdem pontos, mas é possível pular as perguntas e até enviar para outro time responder obrigatoriamente. Na última rodada é contra o tempo. As perguntas valem mais pontos, elas precisam ser respondidas contra uma contagem regressiva. As respostas erradas também perdem pontos.

Cada equipe, formada por 4 alunos, tem um professor técnico, que é um funcionário da escola participante. O técnico é responsável pela equipe e por passar todas as orientações da competição aos alunos. Ao final do programa, cada chave terá a sua escola vencedora ganhando uma premiação no valor de R$10 mil. O grande vencedor levará a Taça e o Título de campeão.

Veja Também

Confira o pôster da décima terceira e última temporada da série Reis

Autora de Paulo, O Apóstolo divulga primeira trilha sonora da série

Fãs de Força de Mulher mandam recado para Sirin nas redes sociais

Força de Mulher: emoção e reviravoltas marcam a nova fase da trama