TV MS Record

Até a última pergunta: Montessori vira placar da Liga das Escolas no último minuto

Alunos são desafiados ao vivo em perguntas de conhecimentos gerais na TVMS Record

|
Clara Borba Deps
O Colégio Montessori disputou contra o Colégio Bionatus (Foto: Luciano Muta)

O Colégio Maria Montessori protagonizou uma virada emocionante na terceira disputa ao vivo da Liga das Escolas, o game show realizado pela TVMS Record  que desafia alunos do 3° ano do Ensino Médio de Campo Grande. A competição, que aconteceu neste sábado, 17 de Agosto, disputou com a equipe do Colégio Bionatus e garantiu a vitória com a última pergunta, resultando em uma diferença de 10 pontos entre as equipes.

A aluna Maria Eduarda Lemos, integrante da equipe vencedora, descreveu a emoção da disputa: "Deu um friozinho na barriga ali quando estávamos perdendo, mas a gente conseguiu virar e dar uma recuperada." A competição, marcada por um clima de ansiedade e estratégia, testou a habilidade dos alunos em manter a calma sob pressão.

Maria Eduarda também comentou sobre a experiência de competir sob pressão e a importância de ter uma estratégia clara: "A ansiedade bateu forte, não é? Na hora que eu podia responder, ele era o primeiro, então eu tinha que esperar ele terminar de falar a pergunta. Era assim: você trocava, ele terminava de falar, e ficava naquela expectativa, com receio de apertar o botão e não conseguir responder."

Quando perguntada sobre a preparação da equipe para o desafio, Maria Eduarda revelou que, embora tenham trabalhado bastante na estratégia, o treino com o botão foi limitado devido ao tempo: “Fizemos um treino com o botão, mas foi só uma vez que conseguimos reunir todo mundo por conta do tempo. Mas planejamos sim, tivemos uma estratégia.”

A equipe vencedora (Foto: Luciano Muta)

Mesmo com a pressão da competição, o objetivo principal da equipe era se divertir, como Maria Eduarda explica: "A verdade é que a gente veio mais pra se divertir. A preparação existe, pois estamos estudando para o vestibular desde o primeiro ano, mas o foco aqui foi mais a diversão. Não tem essa pressão total de 'meu Deus, temos que ganhar', foi mais divertido. Claro, é bom ganhar!"

Quando questionados sobre a possibilidade de participar novamente em futuras edições, a equipe foi categórica: "Ah, com certeza. Mesmo que a gente vá se formar, acredito que o colégio participaria mais vezes. Temos uma história competitiva, sempre gostamos de participar de olimpíadas e competições, embora às vezes a gente se arrependa por causa do nervosismo. Mas sim, temos a intenção de continuar participando."

O game show é 100% produzido pela Rede MS TV e tem o apoio do governo do Estado. A disputa é realizada dentro do estúdio da TVMS Record, em Campo Grande.

Entraram na competição 16 escolas de Ensino Médio, sendo oito privadas e oito públicas. As vagas foram garantidas por meio de testes aplicados anteriormente nos estabelecimentos que se inscreveram na competição. As melhores pontuações foram selecionadas para a disputa televisiva.

Duelos em três rodadas - Os duelos são compostos de três diferentes rodadas. A primeira é a responde ou passa, nessa rodada ninguém perde ponto, mas quem responder errado passa a oportunidade para o adversário. O Game show foi inspirado no The High school Quiz Show modelo de entretenimento nos Estados Unidos com objetivo de valorizar a educação e o talentos dos alunos.

A disputa aconteceu contra o Colégio Bionatus (Foto: Luciano Muta)

A segunda rodada é de categorias, inspiradas nos cadernos do Enem. Nessa rodada as respostas erradas perdem pontos, mas é possível pular as perguntas e até enviar para outro time responder obrigatoriamente. Na última rodada é contra o tempo. As perguntas valem mais pontos, elas precisam ser respondidas contra uma contagem regressiva. As respostas erradas também perdem pontos.

Cada equipe, formada por 4 alunos, tem um professor técnico, que é um funcionário da escola participante. O técnico é responsável pela equipe e por passar todas as orientações da competição aos alunos.

Ao final do programa, cada chave terá a sua escola vencedora ganhando uma premiação no valor de R$10 mil. O grande vencedor levará a Taça e o Título de campeão.

A competição vai ao ar ao vivo todos os sábados, sempre a partir das 13h. Veja abaixo as datas das disputas:

Dia 17 de Agosto:

- Colégio Maria Montessori X Colégio Bionatus (particulares)

- Escola Estadual Emygdio Campos Widal X Escola Amélio de Carvalho Baís (públicas)


Dia 24 de Agosto:

- Colégio Elite Mace X Colégio Master (particulares)
- Escola Estadual Maria Constança Barros Machado X Escola Estadual Coração de Maria (públicas)


Dia 31 de Agosto:

- Colégio Maestria X Classe A (particulares)
- Escola Estadual Lúcia Martins Coelho X Escola Estadual Rui Barbosa (públicas)

Veja Também

Confira o pôster da décima terceira e última temporada da série Reis

Autora de Paulo, O Apóstolo divulga primeira trilha sonora da série

Fãs de Força de Mulher mandam recado para Sirin nas redes sociais

Força de Mulher: emoção e reviravoltas marcam a nova fase da trama