Programa do Detran/MS ajuda pessoas a superarem medo de dirigir gratuitamente
Inscrições devem ser realizadas por meio do telefone das 8h às 11h e das 14h às 16h
Programa “Vencendo o Medo de Dirigir”, oferecido gratuitamente pelo Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito), auxilia pessoas a superarem traumas no trânsito. O projeto é integrado com a Clínica Escola de Psicologia da (UCDB) Universidade Católica Dom Bosco e auxiliou diversas pessoas desde a criação.
Idealizado pela chefe do setor de Educação do Detran-MS, professora Inês Pereira, o projeto já atendeu mais de cinco mil pessoas ao longo dos 19 anos de existência. A profissional conta que o programa é realizado com várias etapas, com acolhida, aula inaugural; psicoterapias; desenvolvimento dos conteúdos de legislação de trânsito, regras de circulação, direção defensiva e noções de mecânica veicular; e aula prática de quebra gelo, no contexto do trânsito.
“Depois da acolhida os alunos são encaminhados à UCDB, onde participam das sessões de psicoterapia que duram três meses, depois retornam ao Detran para aprenderem mais sobre legislação, regras e a prática no trânsito de fato. É um projeto que nos orgulha muito e ao longo dos anos tem ajudado milhares de homens e principalmente mulheres a superarem seus medos”, descreve Inês.
Renan da Cunha, psicólogo, professor e responsável pela Clínica Escola, explica que as sessões de terapia têm foco em aprender a lidar com fobias e medo adquiridos pelos alunos por algum motivo durante a vida. “A pessoa vai entendendo qual situação levou ele até ali e os instrumentos para que ela consiga controlar isso e vencer. Umas mais rápidas, outras mais devagar, mas temos tido muito sucesso”.
A idealizadora ainda ressalta que muitos dos alunos possuem a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), mas não conseguem dirigir por medo.
É o caso da Cláudia Barbosa, habilitada há mais 30 anos. Ela chegava a renovar a habilitação e até comprou um carro, mas não tinha coragem nem de tirar da garagem. Ela descobriu o programa através de uma amiga e deu início ao processo que mudou sua vida.
“Foi após o programa que eu decidi que precisava fazer alguma coisa por mim e vencer esse medo. No final de outubro de 2018 eu comprei um carro, mas mesmo assim não consegui tirar ele da concessionária, foi só em abril do outro ano que peguei e hoje estou de volta ao trânsito. Foi um resgate da minha autoestima, confiança e capacidade”, conta.
As inscrições devem ser realizadas através do telefone (67) 3368-0237 das 8h às 11h/14h às 16h ou pelo email diedu@detran.ms.gov.br com nome completo, telefone e assunto “quero participar do programa vencendo o medo de dirigir”.
Veja Também
Confira as interdições que vão mudar o trânsito da Capital
Vídeo: Motorista que atropelou dupla em Terenos achou que era animal na pista
Com acidentes constantes, Prefeitura vai fazer estudo técnico da Rua Brilhante
Motorista embriagado destrói loja de roupas em acidente grave