Detran-MS aumentou emissão de CNH em 40.8% em maio
Conforme o Departamento, 3.023 novas carteiras de primeira habilitação foram emitidas em maio


No mês de maio, o trânsito de Mato Grosso do Sul recebeu 40.8% a mais de novos motoristas do que no mês anterior. Segundo informações da Diretoria de Habilitação do Detran-MS (Departamento Estadual de Mato Grosso do Sul), 3.023 novas carteiras de primeira habilitação foram emitidas somente no mês passado, contra 2.146 registradas em abril.
Os novos motoristas foram os últimos do Estado a receber a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) no modelo antigo, já que no dia 1º de junho foi lançado em Mato Grosso do Sul para todo o País, a nova habilitação, com muito mais informações e elementos gráficos que prometem dificultar as falsificações e fraudes.

Maio também foi recorde na emissão dos documentos de habilitação contabilizando as renovações e mudanças de categorias, com 25.256 expedições, 74,2% a mais do que o primeiro mês do ano.
De acordo com a diretora de Habilitação, Lina Issa Zeinab, o aumento dos números se deve ao acúmulo do período de renovação, ou seja, as CNHs vencidas em 2021 estão prorrogadas para renovação até o mesmo mês de 2022. Dessa forma, além da demanda normal de vencimento do mês referente ao ano corrente, há a demanda que precisa renovar dos condutores vencidos no ano passado.
Conforme o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), dirigir com CNH vencida há mais de 30 dias é uma infração gravíssima. A multa para esse tipo de penalidade é de R$ 293,47, ou seja, quase R$ 300.
Veja Também
Confira as interdições que vão mudar o trânsito da Capital
Vídeo: Motorista que atropelou dupla em Terenos achou que era animal na pista
Com acidentes constantes, Prefeitura vai fazer estudo técnico da Rua Brilhante
Motorista embriagado destrói loja de roupas em acidente grave