Diário Digital
 
Trânsito

Conheça cinco vantagens em atualizar dados e endereço pela internet

Atualizações agora poderá ser feita a qualquer momento e de qualquer lugar

|
Thiago Brites
AddThis Website Tools
Créditos: Detran/MS

Mudança de endereço já é, por natureza, algo que gera uma série de transtornos referentes a atualização de dados. Mas o que muita gente não sabe é que, após uma mudança, o endereço da sua habilitação e do seu veículo deve ser atualizado junto ao Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito).

A atualização de endereço que antes era realizada somente de forma presencial, agora poderá ser feita a qualquer momento e de qualquer lugar. “A nova ferramenta é muito necessária e chega em boa hora, uma vez que estamos evitando sair de casa por conta da pandemia do Novo Coronavírus”, comenta a diretora de Habilitação, Lina Issa Zeinab.

Confira algumas vantagens em atualizar o seu endereço:

1 – Você saberá quando cometeu uma infração

Certas infrações passam despercebidas até mesmo para quem às cometeu. Em outros casos, o condutor até sabe que deu aquela escorregada, mas acredita que ninguém viu. Nestes casos, o Detran-MS notifica os proprietários para que estes tenham conhecimento da infração cometida e também para que tenham tempo para recorrer e justificar às observações. Contudo, essa notificação é realizada exclusivamente pelos correios. Por isso o endereço precisa estar atualizado.

2 – Você terá a oportunidade de se justificar no prazo e pode apresentar recursos de uma multa

O Detran-MS analisa os recursos dos proprietários para autuações praticadas com veículos registrados em seu nome. Deverão ser apresentadas as alegações e caso sejam conhecidas pelo órgão e o recurso provido, a multa é cancelada. No entanto, isso deve ser feito dentro do prazo de 15 dias se autuação ou 30 dias, se notificação de penalidade.

3 – Você poderá identificar o condutor infrator no prazo

Caso você receba notificações de infrações realizadas em seu veículo, mas que foram cometidas por outra pessoa que por ventura conduziu o seu veículo, você pode recorrer solicitando a transferência da pontuação. Para que o condutor que de fato infringiu as regras de trânsito, responda por seu ato. Esse processo também tem prazo, a partir da notificação, de 15 dias. Mais uma vez: atualize o endereço!

4 – Você não será surpreendido em uma blitz com a informação de que sua Carteira de Habilitação está suspensa

Caso você não seja notificado das infrações que cometeu, ou que terceiros cometeram em seu veículo, a pontuação pode se acumular a ponto de suspender a sua CHN. Desta forma, em um dia qualquer você pode ser parado em uma abordagem de fiscalização corriqueira e descobrir que está com a CNH suspensa. O que inclusive caracterizaria uma outra infração: conduzir veículo com Habilitação suspensa, além da abertura do processo de cassação da CNH.

5 – Você saberá se for vítima de uma fraude

Caso alguém mal-intencionado consiga clonar a placa do seu veículo, ele pode cometer infrações que poderão vir a ser aplicadas ao seu veículo. Contudo, entrando com um recurso simples junto ao Detran-MS, essa situação é facilmente resolvida. Mas para isso você deve se prevenir mantendo os seus dados atualizados.

Como atualizar os endereços do Detran-MS

Os condutores interessados em utilizar o serviço devem acessar www.meudetran.ms.gov.br ou aplicativo do órgão, realizar o seu cadastro e procurar por habilitação, alteração de endereço e se houver algum veículo em seu nome, deve acessar também o ícone veículo, atualização de endereço.

Fonte: Portal do MS

Veja Também

Confira as interdições que vão mudar o trânsito da Capital

Vídeo: Motorista que atropelou dupla em Terenos achou que era animal na pista

Com acidentes constantes, Prefeitura vai fazer estudo técnico da Rua Brilhante

Motorista embriagado destrói loja de roupas em acidente grave