Showtec

Showtec 2024: Palestra destaca como superar limites da produtividade construindo perfil de solo

O especialista e integrante da Tropa de Elite da Produtividade, Henry Sako ministrará o evento

|
Pedro Henrique Fursts
Henry Sako (Foto: Divulgação)

Assegurar e estabilizar a produção e superar os limites da produtividade das lavouras será o tema da palestra do consultor Henry Sako, engenheiro agrônomo pós-graduado em liderança de estratégias para negócios pela Ohio University. A palestra irá ser realizada no estande da Copasul, no Showtec 2024, evento realizado pela Fundação MS que movimenta a cidade de Maracaju entre dias 21 e 23 de maio.

A apresentação “Superando os limites de produtividade com a estabilidade de cada fazenda: Construindo Solos”, a ser feita pelo especialista, acontecerá na manhã do dia 23/05, a partir das 9h50. “Nós vamos fazer uma palestra muito especial para os cooperados da Copasul. Neste ano complexo que se passou de clima, de preço, nós vamos estar contando os caminhos e práticas de manejo para vocês produzirem mais com estabilidade, sem extravagâncias nos investimentos, nos custos”, assegurou Henry.

O agrônomo é parceiro fiel da Copasul no projeto "Construindo Solos", que contribui para a estabilidade produtiva por meio da análise e correção do perfil de solo das propriedades. Atualmente, são mais de 130 mil hectares com amostras de solo coletadas e 230 cooperados atendidos.

Henry acrescenta mais detalhes sobre a abordagem da palestra. “O que tem que fazer que é crucial para vocês darem um passo na produtividade, com custo bem controlado, isso deixando a terra melhor e ajudando a estabilidade produtiva. Isso tudo no estande da Copasul no Showtec, nós vamos estar fazendo esse momento muito especial e todos serão muito bem vindos”, convidou.

TROPA DE ELITE DA PRODUTIVIDADE

Henry Sako é um dos integrantes da Tropa de Elite da Produtividade, um time formaso por grandes especialistas em agricultura que a Copasul levará ao seu estande no Showtec. Neste ano, o elenco também contará com Leandro Barcelos, que tem quase 30 anos de experiência como engenheiro agrônomo e atualmente é gerente geral da Fazenda Califórnia, no Maranhão, além de atuar como consultor no oeste da Bahia, ao todo prestando serviços em mais de 45 mil hectares de lavouras.

O consultor Túlio Gonçalo, engenheiro agrônomo mestre em produção vegetal e atualmente diretor, pesquisador e consultor agronômico na consultoria Grower, além de ser produtor rural na T&T Agro, também estará presente no debate. O quarteto estará completo com João Dantas, engenheiro agrônomo mestre em fitotecnia com MBA pela Northern Illinois University, que é sócio de Henry Sako na DK Ciência Agronômica.

Além das palestras individuais de cada especialista, a Tropa de Elite da Produtividade fará uma mesa redonda sobre estabilidade produtiva no estande da Copasul no Showtec 2024 Maracaju.

Cronograma

21/05, terça-feira

- Ao longo do primeiro dia, haverá uma recepção no estande da Copasul para cerca de 180 alunos do curso de técnico agrícola de instituições de ensino dos municípios de Miranda e Maracaju para apresentar a atuação da Copasul e as oportunidades no cooperativismo sul-mato-grossense;

22/05, quarta-feira

- 9h às 10h30: Mesa redonda sobre “Estabilidade e Produtividade para as lavouras de soja e milho”, com os especialistas Henry Sako, João Dantas, Túlio Gonçalo e mediação de Leandro Barcelos;

- 14h às 14h30: Palestra “Manejo de plantas de cobertura”, com Túlio Gonçalo;

- 14h40 às 15h10: Palestra “Manejo químico do solo para altas produtividades”, com João Dantas;

23/05, quinta-feira

- 9h às 9h40: Palestra “Nitrogênio no sistema: manejo para quem quer produzir 100 sc/ha de soja”, com Leandro Barcelos;

- 9h50 às 10h20: Palestra “Superando os limites de produtividade com a estabilidade de cada fazenda: Construindo Solos”, com Henry Sako.

Veja Também

Agricultores buscam estratégias para mitigar efeitos das intempéries

Pesquisador destaca práticas para reduzir toxina do alumínio em solo

Mulheres lotam arena da Showtec 2024

Rotação de culturas segurou produtividade em áreas de MS, afirma dirigente