Showtec

Senai e Sesi levam de robô a artes plásticas à Showtec 2024

Robô educativo e artes plásticas podem ajudar a impulsionar o setor produtivo e é justamente isso que as equipes comprovam para quem visita a feira

|
Redação
(Foto: Divulgação)

O estande do Senai e do Sesi chama atenção em meio aos mais de 150 instalados na Showtec 2024, evento que começou nesta terça-feira (21/05) e segue até quinta-feira (23/05), em Maracaju. Não se engane, robô educativo e artes plásticas podem ajudar a impulsionar o setor produtivo e é justamente isso que as equipes comprovam para quem visita a feira.

De acordo com o diretor-regional do Senai, Rodolpho Caesar Mangialardo, a participação no evento é fértil e pode gerar grandes parcerias. “É o sexto ano consecutivo que participamos da Showtec e, além de trazer tecnologia, aprendemos com quem está aqui”.

Entre os serviços apresentados pelo Senai, o diretor-regional destaca o Laboratório de Sementes, capaz de analisar a qualidade das sementes antes do produtor colocá-la no solo; inovações, como os drones pulverizadores; e inteligência artificial, capaz de auxiliar nas tomadas de decisão de quem trabalha com o campo; além qualificação profissional para operar tecnologias do campo.

O superintendente do Sesi Mato Grosso do Sul, Régis Borges, destacou a importância da atuação da instituição em uma região tão importante quanto a de Maracaju. “Tanto na parte de educação básica, robótica, de cultura e inovação social, a relação da agroindústria na parte de saúde e segurança do trabalho. Tudo isso faz parte da nossa missão enquanto Sesi diante do setor produtivo”, destacou.

(Foto: Divulgação)

Durante a abertura, o governador Eduardo Riedel, destacou o papel do Sesi e do Senai no desenvolvimento econômico do Estado. “É o braço que consegue estender em termos de capacitação e formação, que é uma grande demanda hoje. Sem essas estruturas dificilmente conseguirmos atingir os resultados que temos atingidos”.

O secretário de estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento, Jaime Verruck, ressaltou o caráter inovador dos serviços oferecidos pela Fiems. “Ter a Federação das Indústrias aqui presente, é ter a tecnologia chegando ao agro. E não tem como falar em tecnologia, sem falar em qualificação profissional, inovação e pesquisa, que são ações desenvolvidas pelo Senai e Sesi”.

O prefeito de Maracaju, José Marcos Calderan, destacou a importância econômica do evento para Maracaju. “O papel do município é incentivar e continuar apoiando ao máximo essas ações “.

A Showtec é promovida pela Fundação MS, que está presente em 10 unidades de pesquisa e influencia 1.800.000 hectares no Mato Grosso do Sul. São 21.180 parcelas de pesquisa gerando resultados que dão base para o crescimento da agropecuária sul-mato-grossense.

Veja Também

Agricultores buscam estratégias para mitigar efeitos das intempéries

Pesquisador destaca práticas para reduzir toxina do alumínio em solo

Mulheres lotam arena da Showtec 2024

Rotação de culturas segurou produtividade em áreas de MS, afirma dirigente