Voto impresso eliminaria dúvidas, defende deputado Luiz Ovando
PEC 135/19 que estabelece a impressão voltará ao debate após o recesso, em Agosto

O deputado federal Dr Luiz Ovando (PSL-MS) está entre os defensores do voto impresso nas eleições brasileiras. Para ele, imprimir o voto seria uma forma de dar mais segurança ao pleito e evitar quaisquer dúvidas.
“Defendo a aprovação da proposta do voto impresso. A PEC visa eliminar quaisquer dúvidas sobre a confiabilidade das urnas eletrônicas e a escolha dos candidatos”, afirma.
A PEC 135/19 estava prevista para ser votada em comissão especial da Câmara Federal na sexta-feira passada, dia 16, mas foi adiada após pedido de vistas do relator da matéria, o deputado Filipe Barros (PSL-SP).
Agora, o assunto somente voltará ao debate após o recesso, no mês de Agosto.
Ovando avalia que seria mais seguro para o eleitor poder conferir seu voto logo após a votação, assim, segundo ele, a impressão seria de grande valia.
“A ideia é que uma cédula seja impressa após a votação eletrônica, para que o eleitor possa conferir o voto antes que seja depositado, de forma automática e sem contato manual, numa urna trancada para auditoria”, argumenta.
“O voto impresso e auditável, é a síntese do processo eleitoral, portanto, não pode pairar qualquer sombra de dúvida ou insegurança sobre a expressão da vontade popular, por isso, sou a favor do voto impresso”, completa.
Opiniões - O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, defendeu em debate na Câmara o sistema de votação eletrônica adotado no País em 1996. Para ele, “é seguro, transparente e, sobretudo, auditável”. Além disso, reafirmou que nunca houve fraude comprovada nas urnas eletrônicas.
No último dia 10, os presidentes de oito partidos (Cidadania, DEM, MDB, Novo, PSDB, PSL, PV e Solidariedade) divulgaram nota em defesa do sistema de votação eletrônica. O gesto foi tido como reação ao presidente Jair Bolsonaro, que dois dias antes, como em ocasiões anteriores, defendera o voto impresso.
Veja Também
Campo Grande cria data oficial de conscientização sobre insuficiência istmo-cervical
Data de posse do governador e vice de MS é oficialmente alterada
Presidente nacional do PT visita Campo Grande neste sábado
ALEMS aprova PEC que altera data da posse do governador e vice em MS