Diário Digital
 
Política

Vereadores aprovam Censo dos estudantes com TEA na Capital

Levantamento facilitará capacitação e qualificação dos profissionais da saúde e educadores

|
Redação
AddThis Website Tools
(Foto: Eliza Mustafa/Câmara da CG)

A Câmara de Campo Grande aprovou o projeto de lei 10.849/23, do vereador Papy (SOLIDARIEDADE), sobre o Censo de crianças e jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA) das escolas da Capital.

“Em 2012, foi promulgada a Lei Berenice Piana, que instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. A partir dela, fica clara a importância da realização de um censo para saber quantas alunos com autismo existem nas escolas municipais de Campo Grande. Assim, facilita a capacitação e qualificação dos profissionais da saúde, educadores e demais profissionais que atuam com as pessoas com TEA”, afirmou Papy.

Segundo a proposta, as escolas públicas e privadas farão o Censo de Inclusão de Autistas e devem informar ao órgão competente indicado pelo Poder Executivo, sobre as crianças e jovens com TEA que estejam matriculadas nos estabelecimentos para alimentar o banco de dados.

O banco de dados será usado para identificar a quantidade e o perfil socioeconômico das crianças e jovens estudantes é criar um mapeamento que direcione as políticas públicas para o atendimento de pessoas com TEA.

O levantamento deve ser realizado a cada dois anos nas redes de ensino público e privado para a obtenção de dados, como o grau do TEA, a quantificação, a qualificação e a localização das pessoas com autismo. O primeiro censo deve ser feito no ano subsequente à criação dessa lei.

(Fonte: Assessoria de imprensa da Câmara Municipal)

Veja Também

Simone Tebet faz sessão de autógrafos de livro biográfico na Capital

Eleição suplementar em Paranhos será realizada no próximo domingo

PGR envia ao Supremo parecer contra prisão de Jair Bolsonaro

Empresários e políticos são condenados por tramar cassação de Bernal

AddThis Website Tools