Diário Digital
 
Política

Suplentes assumem vagas deixadas por ministros do governo Lula

Dos quatro, três são mulheres, sendo duas esposas de deputados, uma deputada estadual e um sendo gestor da maior empresa do Alagoas

|
Pedro Santos
AddThis Website Tools
(Foto: Agência Brasil)

Os quatro senadores que compõem a equipe ministerial do presidente Lula tomaram posse nesta quarta-feira (1), no Distrito Federal. Já que todos estão em função de ministro, a legislação exige que seus suplentes assumam seus cargos no Senado Federal. Entre os escolhidos estão 3 mulheres, sendo duas esposas de deputados, uma sendo deputada federal e um empresário do estado de Alagoas

Os senadores que assumiram cargos de ministros são:

Flávio Dino (PSB) /Maranhão - Ministro da Justiça e Segurança Pública

Camila Santana  (PT)/Ceará - Ministro da Educação

Renan Filho (MDB)/Alagoas - Ministro dos Transportes

Wellington Dias (PT)/Piauí - Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome

Suplentes que assumiram 

Como suplente de Flávio Dino (PSB), quem assume o cargo é Ana Paula Lobato (PSB), eleita vice-prefeita do Município de Pinheiro, no interior do Maranhão. 

Flávio Dino e sua suplente, Ana Paula Lobato  (Foto: Instagram / Reprodução)

A nova senadora do Maranhão também é esposa do ex-presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, o deputado estadual Othelino Neto (PCdoB), reeleito no ano passado para seu quarto mandato. 

Ana Paula Lobato e seu marido, o deputado estadual Othelino Neto (Foto: Instagram / Reprodução)


No lugar do petista Wellington Dias, Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, quem assume como senadora é Jussara Lima (PSD), esposa do deputado federal Júlio César (PSD), eleito como o deputado mais votado pelo Piauí e mãe do deputado estadual Georgiano Neto (MDB) pelo mesmo estado. 

Deputado federal Júlio César, o ministro Wellington Dias e sua suplente,  a senadora Jussara Lima (Foto: Instagram / Reprodução)

 

Jussara começou sua vida política como vereadora do antigo Partido da Frente Liberal (PFL) da cidade de Fronteiras, no Piauí. 

Em relação ao Ministro da Educação de Lula, o senador Camilo Santana (PT) eleito pelo Ceará, sua suplente é a deputada estadual Augusta Brito (PT). Antes de se filiar ao Partido dos Trabalhadores, Augusta fez parte do Partido Popular Socialista (PPB) e do Partido Comunista do Brasil (PCdB).

Senadora Augusta Brito, suplente do Ministro da Educação, Camilo Santana (Foto: Instagram / Reprodução)

 

A política corre nas veias de Brito, já que seu pai, Augusto Brito, é ex-prefeito de Graça, um município do interior do Ceará, de quase 16 mil habitantes, segundo o IBGE. Pelos dados do PNUD, o IDH de Graça é de 0,593, ou seja, baixo. 

Augusto Brito, pai de Ausguta Brito e ex-prefeito de Graça, cidade no interior do Ceará (Foto: Facebook / Reprodução)

Sobre o suplente de Renan Filho (MDB), do Alagoas, o atual Ministro dos Transportes, em seu lugar, assume Fernando Farias (MDB), empresário e um dos gestores do Grupo Carlos Lyra, a “Indústria de Açúcar, Etanol e Bioeletricidade”, a maior do estado. 

Fernando também é genro do falecido Carlos Lyra, fundador do grupo. O empresário é estreante na vida política.  

Fernando Farias, suplente de Renan Filho e seu sogro, o empresário Carlos Lyra


 

Veja Também

Simone Tebet faz sessão de autógrafos de livro biográfico na Capital

Eleição suplementar em Paranhos será realizada no próximo domingo

PGR envia ao Supremo parecer contra prisão de Jair Bolsonaro

Empresários e políticos são condenados por tramar cassação de Bernal