Diário Digital
 
Política

Senadora de MS relata o marco temporal e quer clareza na lei

Parlamentar entende a urgência do tema, mas quer formular um relatório cuidadoso

|
Redação
AddThis Website Tools
(Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)

A Presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), a senadora Soraya Thronicke (União-MS) será a relatora do projeto que trata do marco temporal das terras indígenas já aprovado pela Câmara Federal.

O assunto deve ser tratado nesta semana no Senado. A assessoria de senadora informou que Soraya Thronicke entende a importância e a urgência de se resolver esse assunto, mas pretende  apresentar o relatório com o cuidado que o tema requer, ouvindo todos os lados.

A parlamentar se mostra ciente importância de o Congresso Nacional dar uma resposta sobre essa questão, para que o Supremo Tribunal não tenha mais uma vez que decidir. “A senadora é legalista e entende que é importante clareza na lei para que não haja insegurança jurídica para nenhum lado”, respondeu sua assessoria.

STF - No Supremo Tribunal Federal, os ministros Edson Fachin e Alexandre de Moraes votaram pela derrubada do texto constitucional, que prevê  a data da promulgação da Constituição Federal, de 5 de outubro de 1988, como data limite para demarcação de terras indígenas. Apenas o ministro Kassio Nunes Marques votou a favor do marco temporal.

O ministro André Mendonça tem até 90 dias para devolver o processo ao Plenário da Suprema Corte, prazo em que se espera que o Senado delibere sobre a matéria seguindo o entendimento da Câmara Federal, que manteve o marco temporal.

Veja Também

Simone Tebet faz sessão de autógrafos de livro biográfico na Capital

Eleição suplementar em Paranhos será realizada no próximo domingo

PGR envia ao Supremo parecer contra prisão de Jair Bolsonaro

Empresários e políticos são condenados por tramar cassação de Bernal

AddThis Website Tools