Política

Senador mobiliza Senado Federal para ajudar o Pantanal contra incêndios

“O Pantanal enfrenta incêndios florestais preocupantes. Nos primeiros cinco meses deste ano, já são mais de 332 mil hectares de área queimada" diz Nelsinho Trad

|
Agência Senado
Em discurso, à tribuna, senador Nelsinho Trad (PSD-MS) (Foto: Pedro França/Agência Senado)
O senador Nelsinho Trad (PSD/MS) mobilizou o Plenário do Senado Federal, nesta quarta-feira, 19 de junho, para ajudar o Pantanal a combater os focos de incêndio. "Sem cooperação de todos, não há saída", afirmou o parlamentar.
 
“O Pantanal enfrenta incêndios florestais preocupantes. Nos primeiros cinco meses deste ano, já são mais de 332 mil hectares de área queimada, o que indica estarmos caminhando para um ano de recorde, infelizmente,” alertou.
 
Ainda segundo o senador Nelsinho Trad, o manejo integrado do fogo no Pantanal exige esforço conjunto e coordenado entre todos os níveis de governo (federal, estadual e municipal) além da participação ativa de organizações não governamentais, cientistas e comunidades locais. "Precisamos agir com urgência para implementar políticas eficazes de prevenção e combate aos incêndios, garantindo a proteção do nosso Pantanal”, enfatizou.
 
O pronunciamento do parlamentar sul-mato-grossense ganhou apoio dos colegas senadores. O Estatuto do Pantanal deve ser votado na próxima semana e o relator, senador Jayme Campos (União/MT), recordou que o senador Nelsinho foi um dos colaboradores. “Um relatório de forma muito zelosa, que poderá não só buscar a proteção do nosso ecossistema, mas, sobretudo, também buscar uma nova maneira para incrementarmos uma nova política e atividade econômica na nossa região”.
 
“Hoje, pela manhã, tivemos a oportunidade de debater o estatuto do Pantanal e falamos também muito sobre incêndio. Hoje, nós temos a maior seca anunciada dos últimos 71 anos e, com certeza, essa seca ainda não está no seu ápice", disse a senadora Tereza Cristina (PP/MS).
 
As senadoras Rosana Martinelli (PL/MT) e Margareth Buzzetti (PSD/MT) apoiaram a prevenção para os dois Pantanais, de MT e de MS. E, no Plenário, houve o consenso de que há sim a necessidade de debate sobre o tema. "Os incêndios recorrentes que acontecem em várias regiões do Brasil, não é só no Pantanal, no meu estado tem os incêndios também", disse senador Otto Alencar, líder do PSD no Senado. 
 
O senador Marcos Pontes (PL/SP) acredita que serve o alerta e a senadora Leila Barros (PDT/DF), presidente da Comissão de Meio Ambiente, pede votação sobre a política nacional de manejo do fogo. "Em relação ao que está acontecendo no Pantanal, temos o Projeto de Lei 1818/22, que institui a Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo. Este projeto surgiu aqui e, aproveitando o momento em que estamos debatendo o aumento das queimadas no Pantanal, é essencial que façamos a deliberação e a votação sobre este projeto. Parabéns, senador Nelsinho Trad."

Veja Também

Câmara aprova taxação de 15% sobre lucro de multinacionais

Câmara define vereadores para compor a Comissão de Recesso

Vereadores aprovaram 400 projetos e fizeram 20 mil indicações em 2024

Projeto de lei retira herança de parentes que abandonam idosos em asilos