Diário Digital
 
Política

Senador defende cota de 30% para mulheres no Poder Legislativo

Texto ainda está em tramitação na Comissão de Direitos Humanos

|
Agência Senado
AddThis Website Tools
(Foto: iStock)

O senador Wellington Fagundes (PL-MT) destacou em pronunciamento a importância da participação das mulheres no Poder Legislativo. O parlamentar defendeu a aprovação do projeto de lei de sua autoria (PL 763/2021), que determina que sejam reservadas pelo menos 30% das vagas para as mulheres. O texto ainda está em tramitação na Comissão de Direitos Humanos (CDH), onde terá decisão final e conta com relatório favorável da senadora Zenaide Maia (PSD-RN).

— Meu projeto de lei faz, se aprovado, e assim esperamos, com que pelo menos 30% das vagas no Legislativo, e não de candidaturas, sejam para as mulheres, tanto nas Câmaras de Vereadores, nas assembleias, bem como também no Congresso Nacional, no Senado e na Câmara dos Deputados. Claro, o ideal é chegarmos a 50%, que seria a tão sonhada equidade — enfatizou.

Wellington Fagundes defendeu também a equidade de gênero em outros setores. O parlamentar citou o exemplo da Confederação Nacional do Transporte (CNT), onde, segundo ele, metade dos cargos de chefia são ocupados por mulheres.

(Fonte: Agência Senado)

Veja Também

Audiência pública discute vagas na educação infantil da Capital

Lucas de Lima conquista aprovação de lei que garante direitos a fibromiálgicos

TSE divulga lista de aprovados para o Teste Público da Urna 2025

Polarização entre Lula e Bolsonaro precisa acabar, defende Nelsinho Trad

AddThis Website Tools