Diário Digital
 
Política

Senado proíbe corte de bolsas de estudo até 2021

Projeto ainda passará pela Câmara

|
Marina Romualdo
AddThis Website Tools
(Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O Senado aprovou hoje (2) um Projeto de Lei (PL) 4.108/2020 que proíbe o corte de bolsas de estudo durante o período do Estado de Calamidade Pública decretado no país devido à pandemia do novo coronavírus e até um ano após o fim da sua vigência, prevista para terminar em 31 de dezembro desde ano. O projeto segue para apreciação da Câmara dos Deputados.

De acordo com o texto, o governo federal não poderá interromper o pagamento de bolsas de estudo e bolsas de fomento à iniciação científica e à docência, especialização, residência médica, além de bolsas de mestrado e doutorado e bolsas de inclusão social, voltadas para minimizar efeitos das desigualdades sociais e étnicas.

De acordo com o relator do projeto, senador Álvaro Dias (Podemos-PR), as bolsas abordadas pelo projeto “são dirigidas a áreas estratégicas para o desenvolvimento nacional, com inclusão social” e que, por isso, “é imperativo que o Estado assegure a manutenção da destinação dos recursos para a concessão de auxílios pecuniários, na forma de bolsas de estudo, aos segmentos indicados”.

Já segundo o autor do projeto, senador Jayme Campos (DEM-MT), o projeto se justifica, já que as bolsas tendem a ser “indissociáveis da própria sobrevivência dos estudantes, notadamente daqueles economicamente hipossuficientes, oriundos das camadas socialmente menos aquinhoadas”.

(Com informações Agência Brasil)

Veja Também

Haddad anuncia acordo para votar MP que substitui aumento do IOF

Nova lei altera idade mínima para candidaturas a cargos eletivos

Médico terá desconto no Fies se atuar em região carente de profissionais

Nelsinho Trad é eleito presidente da Frente em Defesa das Terras Raras

AddThis Website Tools