Riedel entrega carta à ANTT pedindo melhorias em BRs e ferrovia
Ação aconteceu durante audiência pública, na Capital, sobre a duplicação da BR-163


Na tarde desta quarta-feira (21), durante a audiência pública sobre a relicitação e duplicação da BR-163, o governador Eduardo Riedel (PSDB) aproveitou a ocasião para entregar uma carta de intenções ao representante da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), sobre projetos de melhorias das BRs 163, 262, 267, 419 e da Ferrovia Malha Oeste que, segundo Riedel, são essenciais para o avanço do Estado.
De acordo com o Governador, as não duplicações das principais rodovias de Mato Grosso do Sul e o atraso na relicitação da Ferrovia Malha Oeste são uma “trava para o desenvolvimento do Estado”, algo que deve ser revisto o quanto antes possível em sua visão.

“Eu tenho falado repetidamente que, a BR 163, 262, 267, 419 e a Malha Oeste Ferrovia, nós não podemos abrir mão de ver equacionado em um curto espaço de tempo. São 9 anos de discussão com expectativas frustradas. Os pedágios são constantemente cobrados, mas as obras cessadas. É um problema para o estado. Não podemos nos acomodar”, comenta o chefe do Governo Estadual.
Além disso, Eduardo Riedel garantiu que seu governo assumirá a responsabilidade de destravar os mecanismos e assim melhorar a infraestrutura terrestre estadual, independente da força de vontade do Governo Federal.
“Se a União não quiser avançar nessas concessões, o estado se credencia a assumir por delegação essas rodovias e fazer a delegação de concessão. Eu repito isso justamente por saber da importância desses eixos de infraestrutura e logística para o Mato Grosso do Sul”, afirma o governador.

Conforme dados apresentados pelo Governo Estadual, milhões de toneladas de cargas passam pelas principais e precárias rodovias que cortam o MS, algo que, nas palavras do governador, “não podemos viver mais nessas condições”.
Outro comentário que chamou a atenção de todos os presentes na audiência pública foi do deputado estadual e ex-prefeito de Coxim, Júnior Mochi (MDB). De acordo com o parlamentar, muitas mortes poderiam ter sido evitadas caso, há década atrás, a discussão sobre a duplicação da BR-163 tivesse acontecido e a CCRM Vias tivesse cumprido o que já estava estabelecido em contrato.
“Se formar contabilizar em uma pesquisa sobre os acidentes, o número atual seria absurdamente alto simplesmente porque não houve a realização do que estava em está estabelecido”, explica Júnior Mochi.
A sessão contou com a presença, além da própria Comissão Representativa formada pelos deputados estaduais Roberto Hashioka (União Brasil), Mara Caseiro(PSDB), Mochi e Pedro Kamp (PT), que apresentaram as reivindicações da população à ANTT, prefeitos das cidades de Coxim, São Gabriel do Oeste, Costa Rica, Pedro Gomes, Nova Alvorada do Sul e Campo Grande marcaram lugar no local.
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