Política

Retrospectiva 2024: Campo Grande elegeu uma prefeita pela 1ª vez

Eleitores escolheram Adriane Lopes, do PP, em disputa histórica; ausência dos eleitores foi recorde

|
Redação
Adriane Lopes, do PP, foi a primeira mulher eleita prefeita de Campo Grande (Foto: Divulgação)

O ano de 2024 foi marcado pelas eleições municipais que não poderiam ficar fora da retrospectiva do ano. Em Campo Grande, o resultado foi histórico. Pela primeira vez, os eleitores da Capital elegeram uma mulher para a prefeitura e, mais, em um segundo turno com duas candidatas, Adriane Lopes (PP) e Rose Modesto (União Brasil), sendo que a primeira foi a escolhida.

Nas principais cidades do Estado, também houve resultados surpreendentes como a vitória da oposição em Dourados. O conhecido locutor de rádio Marçal Filho (PSDB) foi eleito prefeito, derrotando o atual chefe do Poder Executivo Allan Guedes (PP) que buscava a reeleição. Já em Três Lagoas e Corumbá os prefeitos que estão de saída conseguiram eleger seus sucessores.

Campo Grande -  Adriane Lopes foi eleita em segundo turno, na votação realizada em 27 de Outubro, com 222.699 votos, ou 51,45% do total de votos. Já Rose Modesto obteve 210.112 votos, ou 48,55%. A candidata vencedora já havia sido a mais votada no primeiro turno. Sua vice é Camila Nascimento, ex-diretora do IMPCG, filiada ao Avante.

Adriane Lopes venceu em segundo turno contra Rose Modesto (Foto: Divulgação)

Vereadores da Capital -  O ex-prefeito de Campo Grande Marquinhos Trad (PDT) foi o campeão das urnas com 8.567 votos para a Câmara Municipal. Marquinhos já foi vereador em Campo Grande antes de ser eleito deputado estadual. Em segundo lugar, aparece Rafael Tavares (PL), ex-deputado estadual, com 8.128 votos.

Marquinhos Trad voltou à política como vereador pela Capital (Foto: Divulgação)

Recorde de faltosos - A abstenção, ou falta às urnas, é crescente a cada eleição no Brasil, mas os números chamaram atenção no segundo turno da Capital por serem recordes. O índice foi de 28,60%, o que significa que 184.812 eleitores não compareceram à votação. O número de ausentes cresceu em relação ao primeiro turno quando as faltas representaram 25,50% do eleitorado, ou  164.799 faltosos. Segundo a Justiça Eleitoral, na Capital,  646.198 pessoas estavam aptas a votar no segundo turno.

Eleição teve grande número de faltosos (Foto: Luiz Alberto)

Dourados - Em 6 de Outubro, Marçal Filho, candidato do PSDB, foi eleito prefeito de Dourados, segundo maior município do interior do Estado. Ele derrotou o atual prefeito Allan Guedes (PP) que disputava a reeleição e outros cinco concorrentes. Marçal foi eleito com 50,04% ou 60.285 votos. O prefeito eleito de Dourados é locutor de rádio e um nome experiente da política, tendo ocupado cargos como vereador, deputado estadual e federal. Sua vice é Gianni Nogueira, do PSDB.  Allan Guedes obteve 28,20% ou 33.975 votos.

Marçal Filho foi eleito em Dourados (Foto: Doura News)

Vereadores de Dourados - Pela primeira vez, Dourados elegeu 21 vereadores (após aumentar duas cadeiras na Câmara Municipal). Entre os destaques desta eleição, está Isa Marcondes (Republicanos) que estreou no cenário político e foi a vereadora mais votada, com 2.992 votos, seguida por  Franklin (PT), 2.452 votos; Jânio Miguel (PP), 2.375 votos e Dalton (PL), 2.265 votos.

Três Lagoas -  O  42º prefeito de Três Lagoas (MS) será Cassiano Maia, ou Dr Cassiano, candidato do PSDB. Ele foi eleito com 68,61% ou 38.076 votos. Sua vice é  Vera Helena, do PP. Ele ganhou com ampla vantagem em relação aos demais candidatos. O segundo colocado, por exemplo, Dr Rui Costa, obteve 28,88% ou 16.027 votos.

Cassiano Maia foi escolhido para administrar Três Lagoas (Foto: Divulgação)

Corumbá -  Gabriel Alves de Oliveira (PSB), mais conhecido como Dr Gabriel, de 42 anos, foi escolhido prefeito de Corumbá (MS). Ele venceu as eleições obtendo 56,66% ou 28.052 votos. A vice dele é a ex-deputada federal Bia Cavassa, também do PSB. Em segundo lugar, aparece Luizinho Pardal com  21,29% ou 10.540 votos. As eleições de Corumbá chamaram atenção pelo retorno de uma antiga liderança política, o ex-senador Delcídio do Amaral disputou a prefeitura pelo PRD e terminou na quarta posição com 10,11%, ou 5007 votos.

Dr Gabriel foi eleito em Corumbá (Foto: Divulgação)

Os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos tomam posse no dia 1º de Janeiro de 2025.

Veja Também

Nova lei institui a Política Nacional de Cuidados no Brasil

Em 2024, Câmara Federal aprova propostas que limitam gastos do governo

Ministro dá prazo até as 20h para Câmara esclarecer pagamento de emendas

Câmara recebe novos vereadores e realiza eleição no dia 1º de Janeiro