Rafael Tavares se despede da Assembleia após cassação de mandato
Deputado será substituído pelo ex-prefeito de Corumbá Paulo Duarte, do PSB


Rafael Tavares (PRTB) se despediu nesta segunda-feira, dia 4 de Março, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul após ter o mandato cassado pela Justiça Eleitoral. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu manter a decisão do Tribunal Regional Eleitorial de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) que anulou os votos recebidos pelo Partido Renovador Trabalhista, ao qual Rafael é filiado.
A Justiça Federal constatou os crimes de abuso de poder e fraude na cota de gêneros nas eleições de 2022. De acordo com a Justiça Federal o partido teria lançado duas candidaturas femininas fictícias, para cumprir o percentual previsto por lei.
O deputado comentou a decisão judicial durante entrevista coletiva nesta segunda-feira. "O PRTB é um partido que não tinha dinheiro público. Mais de 12 candidatos não tiveram nenhum centavo de movimentação da campanha. Ou seja, é um partido pequeno que não tinha ali a estrutura necessária e acabou abrindo esse partido para que as pessoas disputassem a eleição pela primeira vez. Eu vejo que essa dificuldade pode ser que tenha atrapalhado, sim, na questão da formação. Porém, isso não é suficiente para cassar um deputado”, justificou.
Horas antes da entrevista, eleitores dele fizeram protesto pacífico contra a perda de mandato do parlamentar em frente à Assembleia Legislativa. Durante a coletiva, Rafael Tavares se despediu e prestou contas sobre seu mandato. De acordo com Rafael, 25% dos seus projetos apresentados foram realizados durante seu tempo de mandato ele teria desenvolvido 40 projetos de lei, que buscaram combater ideologia de gênero, a proibição de trans em competições esportivas femininas.

O deputado João Henrique também esteve na entrevista coletiva. Ele e Rafael Tavares, que recebeu o convite para se filiar ao PL, devem somar forças nas eleições municipais deste ano. Rafael Tavares tem 37 anos e é comerciante. Ele recebeu 18.224 votos para deputado estadual nas eleições de 2022.
Paulo Duarte - Com a cassação de Rafael Tavares, o ex-prefeito de Corumbá, Paulo Duarte, do PSB, volta à Assembleia Legislativa para seu quarto mandato como deputado estadual, tendo recebido 16.663 votos nas eleições 2022.
Paulo Duarte é auditor fiscal do Estado, economista e pós-graduado em Gestão Pública. Elee toma posse no cargo nesta terça-feira, dia 5. A cerimônia será realizada no Plenário Júlio Maia, no Palácio Guaicurus, às 10h.
(Com informações da assessoria de imprensa da ALEMS)
Veja Também
Simone Tebet faz sessão de autógrafos de livro biográfico na Capital
Eleição suplementar em Paranhos será realizada no próximo domingo
PGR envia ao Supremo parecer contra prisão de Jair Bolsonaro
Empresários e políticos são condenados por tramar cassação de Bernal