Proposta altera regras para uso da palavra em sessões na Assembleia
Projeto de Resolução altera o Regimento Interno no Poder Legislativo


O parlamentar em participação remota poderá ter o uso da palavra limitado na sessão plenária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). A determinação consta do Projeto de Resolução 17/2023, protocolada nesta segunda-feira (5) pelo deputado João César Mattogrosso (PSDB). A proposta altera o Regimento Interno (Resolução 65/2008).
A proposição acrescenta parágrafo único ao artigo 131 do Regimento Interno, que trata sobre o uso da fala pelos deputados. O texto proposto diz: “É vedado ao parlamentar que esteja participando de sessão remotamente o uso da palavra no pequeno expediente, no grande expediente, nas explicações pessoais, ‘pela liderança’ e apartes, salvo durante a Ordem do Dia, exclusivamente para declaração de voto”.
“Recentemente a Mesa Diretora em reunião com os Líderes, promoveu nova adequação ao Regimento, admitindo a participação remota do parlamentar, contudo, restabelecendo a regra ordinária da presença física”, afirma João César Mattogrosso na justificativa da proposta. “Neste mesmo sentido, a presente proposição entende que a flexibilização da participação remota deve ser mantida de modo excepcional, preservando o direito a discussão e debates aos parlamentares fisicamente presentes, em conformidade a regra ordinária do parlamento”, acrescenta.
O projeto deve ser apresentado na sessão ordinária desta terça-feira (6). Depois segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Caso tenha parecer favorável, continua tramitando na Casa de Leis.
Veja Também
Simone Tebet faz sessão de autógrafos de livro biográfico na Capital
Eleição suplementar em Paranhos será realizada no próximo domingo
PGR envia ao Supremo parecer contra prisão de Jair Bolsonaro
Empresários e políticos são condenados por tramar cassação de Bernal
