Projeto de Marcos Pollon concede isenção de impostos para caçadores
Iniciativa considera caçador a pessoa física que está habilitada a realizar atividade de caça


O deputado federal Marcos Pollon protocolou, na terça-feira (29), projeto de lei que concede isenção de impostos para aquisição de armas de fogo e munições aos caçadores regularmente inscritos no Exército Brasileiro.
Em análise na Câmara dos Deputados, a iniciativa considera caçador a pessoa física que está regularmente inscrita no Exército Brasileiro ou Polícia Federal, habilitada e autorizada a realizar a atividade de caça nos moldes previstos em Lei. A isenção ocorre para o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e o Imposto de Importação (II) sobre a aquisição de armas, munições e acessórios.
A caça do javali é uma medida de controle, autorizada em todo o Brasil de acordo com a Instrução Normativa 3/2013, onde há incidência e mediante autorização prévia do IBAMA, tendo em vista que os animais oferecem riscos sanitários à pecuária nacional.
Para o deputado, a presença das espécies gera comprovadamente impactos econômicos à agricultura brasileira. “Os animais são reservatórios de várias doenças, como a peste suína, a doença de Aujeszky e a febre aftosa e estamos num momento em que avança pelo país a retirada da vacinação contra a febre aftosa”.
Pollon concluiu que toda a operação é custeada pelos próprios caçadores, “o que resulta em uma grande despesa para a categoria, já que o Estado não faz essa operação. Isentar as pessoas físicas que se dispõem a fazer o controle que deveria ser tarefa do Estado é uma forma de estimular essa prática fundamental para preservação do meio ambiente”
Veja Também
Projeto amplia de 10 para 12 anos a pena máxima para lavagem de dinheiro
CPI do Transporte recebe 285 denúncias de usuários de ônibus
Câmara aprova projetos voltados à inclusão, saúde e conscientização
Simone Tebet faz sessão de autógrafos de livro biográfico na Capital
