Diário Digital
 
Política

Projeto de lei pode levar MS a aderir à campanha Janeiro Branco

Ação foi criada por psicólogos para sensibilizar a sociedade sobre os cuidados com a saúde mental

|
Redação
AddThis Website Tools
(Foto: Shutterstock)

Mato Grosso do Sul poderá aderir à campanha Janeiro Branco, criada por psicólogos brasileiros com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre os cuidados com a saúde mental. É o que estabelece o Projeto de Lei 361/2023, apresentado pela deputada Mara Caseiro (PSDB) nesta quarta-feira (13) durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa. O primeiro mês do ano foi escolhido, porque é nessa época que as pessoas, comumente, pensam projetos e avaliam suas vidas.

O projeto prevê as seguintes diretrizes para o mês da campanha: mobilização de todos os setores da sociedade na discussão da saúde mental; promoção de discussões, debates e iniciativas, com convocação de toda a sociedade, para o exercício da cidadania em prol das questões relativas à saúde mental; e inclusão, nos eventos, calendários, ações e atividades de informações e mensagens sobre saúde mental.

(Foto: Wagner Guimarães/ALEMS)

A deputada informa, na justificativa do projeto, que a campanha Janeiro Branco foi idealizada em 2013 por psicólogos de Minas Gerais. “O mês de janeiro foi escolhido porque é comum as pessoas repensarem suas vidas, planos e sonhos para o ano novo; assim sendo, janeiro será o marco inicial. A cor branca foi escolhida pelo fato de ser - no espectro de cores - a junção de todas elas, remetendo à ideia de que o indivíduo para ter saúde mental precisa estar em harmonia em todas as áreas de sua vida”, afirma a parlamentar.

Findado o período de pauta para recebimento de eventuais emendas, o projeto será analisado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Se o parecer for favorável, continua tramitando com votações nas comissões de mérito e no plenário.

(Fonte: Assessoria de imprensa da ALEMS)

Veja Também

Simone Tebet faz sessão de autógrafos de livro biográfico na Capital

Eleição suplementar em Paranhos será realizada no próximo domingo

PGR envia ao Supremo parecer contra prisão de Jair Bolsonaro

Empresários e políticos são condenados por tramar cassação de Bernal