Política

Projeto cria programa de incentivo ao emprego para mães atípicas em Mato Grosso do Sul

Proposta prevê apoio à inserção profissional de mulheres que cuidam de filhos com deficiência e busca garantir autonomia econômica às famílias

|
Sandra Salvatierre
A iniciativa tem como propósito ampliar o acesso de mulheres ao mercado de trabalho por meio de vagas ajustadas às suas rotinas de cuidado. (Foto: Luciana Nassar)

A deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) apresentou o Projeto de Lei 321/2025, que cria o Programa Estadual de Incentivo ao Emprego de Mães Atípicas em Mato Grosso do Sul. A matéria segue agora para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

A iniciativa tem como propósito ampliar o acesso de mulheres ao mercado de trabalho por meio de vagas ajustadas às suas rotinas de cuidado. São consideradas mães atípicas aquelas responsáveis por filhos com deficiência, incluindo crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou outras condições que exijam atenção contínua e especializada.

Segundo a parlamentar, a falta de oportunidades formais acentua dificuldades financeiras e emocionais já enfrentadas por essas famílias. Ela defende que políticas públicas voltadas à inclusão produtiva são essenciais para garantir independência econômica às mulheres e assegurar melhores condições de vida aos seus dependentes.

 

Veja Também

TRE-MS realizará atendimento itinerante no Jardim Noroeste neste sábado

Adriane afirma que Campo Grande dobrou investimentos em saúde e prevê normalização

Planalto rejeita texto na Câmara que mantém escala 6x1

Câmara cria Comissão Especial para monitorar aplicações do IMPCG