Política

Professora petista toma posse e aumenta bancada feminina na Assembleia

É a terceira vez na história do Parlamento Estadual que três mulheres exercem mandato

|
Redação
Lia Nogueira, Gleice Jane e Pedro Kemp (Foto: Luciana Nassar/ALEMS)

Com a chegada da professora petista Gleice Jane (PT) que tomou posse na vaga de deputada estadual na manhã desta terça-feira, 11 de Abril, a bancada feminina cresce na Assembleia Legislativa passando a contar com três mulheres, condição rara no histórico do Poder Legislativo.

A nova deputada era a primeira suplente da Federação Brasil da Esperança – FE Brasil (PT/PC do B/PV) e assume a vaga deixada pelo deputado Amarildo Cruz (PT), que faleceu no dia 17 de Março.

Conforme levantamento divulgado pela própria Assembleia Legislativa, essa é apenas a terceira vez na história do Parlamento Estadual que três mulheres exercem mandato parlamentar simultaneamente.

Lia Nogueira, Gleice Jane e Mara Caseiro (Foto: Luciana Nassar/ALEMS)

A primeira foi durante a 7ª Legislatura (2003-2007), na qual foram eleitas Celina Jallad e Simone Tebet, ambas do então PMDB. Posteriormente, Bela Barros (PDT), assumiu mandato parlamentar. Antonieta Trad (PMDB), Grazielle Machado (PL) e Mara Caseiro (PSDB) representaram as mulheres na Casa de Leis durante a 10ª Legislatura, entre 2015 e 2019. Agora, Gleice Jane se une a Mara Caseiro (PSDB) e Lia Nogueira (PSDB), durante a 12ª Legislatura (2023-2027).

 

Na chegada, a parlamentar foi recepcionada por uma comissão de três parlamentares, composta pelos deputados Renato Câmara (MDB), Pedro Kemp (PT) e Lia Nogueira (PSDB), designada pelo presidente da Casa de Leis Gerson Claro (PP).

No termo de posse, lido pelo deputado e 1º secretário da Assembleia Legislativa, Paulo Corrêa (PSDB), foi informado que o nome político que a deputada usará na Casa de Leis será Gleice Jane (PT). A deputada ressaltou as lutas que a levaram ao Parlamento Estadual, em seu discurso de posse. 

“Quero cumprimentar aqui todas as pessoas que vieram, nossas lutas, nossos sonhos e nossas esperanças estão hoje tomando posse. A luta das mulheres é a luta por um mundo melhor. Agradeço as mulheres que sonharam juntos comigo esses 20 anos. Nosso projeto tem muita luta e educação, passou por temos difíceis superados com resiliência”, relatou.

Deputada Gleice Jane destacou as lutas que a levaram ao Parlamento (Foto: Luciana Nassar/ALEMS)

A deputada empossada ressaltou o legado do companheiro Amarildo Cruz. “O difícil mesmo é a despedida repentina de companheiros e refazer nossos sonhos. Foi assim que enfrentamos a triste e repentina partida de Amarildo Cruz, e enfrentar essas perdas nos abalam, nos pegam de surpresa, alguém que lutou incansavelmente por justiça social e olhou o povo com carinho, trazendo isso para a Casa de leis. As memórias do Amarildo vivem e nos guiarão pelo futuro, suas lutas em favor do movimento antirracista, do meio ambiente, da habitação, nosso projeto é o Amarildo presente”, continuou.

Por fim, a deputada Gleice Jane lembrou que quando recebeu a notícia da morte de Amarildo Cruz estava fragilizada por sua condição de saúde. “Dez dias depois de estar numa cama de hospital, com a saúde debilitada, por ter recebido o diagnóstico de Sindrome de Guillain Barré, eu comecei a refletir sobre minha saúde e as diversas doenças raras que surgem, e a crescente demanda de educação especial. Temos uma grande missão em Dourados, a saúde do nosso município pede socorro. Não medirei esforços para melhorar nossa região e Estado. Estabelecer políticas para as mulheres para que o Estado desenvolva muito mais a economia, sabem das necessidades reais”, declarou.

O deputado Pedro Kemp (PT) destacou que também está consternado com a perda de Amarildo Cruz. “Custamos a acreditar no que aconteceu, pois ele estava imbuído com muita vontade parlamentar, políticas sociais e defesa da classe trabalhadora. Temos hoje a posse da suplente Gleice Jane, que, com certeza, dará continuidade ao trabalho e luta do Amarildo, mas não só isso, ela incorporará novas lutas, luta das mulheres, combate ao machismo, ao racismo. Teremos aqui uma deputada de luta, aguerrida, na defesa dos direitos humanos de nosso Estado. Coube a mim desejar à Vossa Excelência as boas-vindas. Que possa realizar um mandato profícuo e seja muito bem-vinda à Assembleia Legislativa. O glorioso Partido dos Trabalhadores se orgulhará muito de Gleice Jane aqui no Parlamento de Mato Grosso do Sul”, destacou.

(Foto: Luciana Nassar/ALEMS)

O vice-governador, Barbosinha (PP), trouxe uma mensagem do governador. “Desejamos-lhe as boas-vindas e ficamos felizes por saber que as bandeiras defendidas por Amarildo terão continuidade no mandato da deputada Gleice Jane, a quinta parlamentar que compõe a bancada de Dourados. As portas abertas do Executivo Estadual estão sempre abertas. A Assembleia Legislativa sempre foi parceira do Executivo e do desenvolvimento do nosso Estado, Saúde, força, resiliência e sabedoria eu te desejo. Que aqui seja o início de uma linda trajetória política como parlamentar da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, a Casa do Povo e da Cidadania”, ressaltou o ex-deputado.

Entre as autoridades estavam o ex-deputado estadual Laerte Tetila (PP), os vereadores Airton Araújo e Luiza Ribeiro, ambos do PT, o desembargador Marcelo Raslan, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), representantes de sindicatos, de federações sindicais, do Partido dos Trabalhadores (PT), da Universidade do Estado de Mato Grosso do Sul (UEMS), entre outros.

(Com informações da assessoria de imprensa da ALEMS)

Veja Também

Câmara aprova taxação de 15% sobre lucro de multinacionais

Câmara define vereadores para compor a Comissão de Recesso

Vereadores aprovaram 400 projetos e fizeram 20 mil indicações em 2024

Projeto de lei retira herança de parentes que abandonam idosos em asilos