Prefeita da Capital anuncia primeiros nomes para nova gestão
Ademar Silva Junior foi confirmado como titular da Semades, criada a partir da reestruturação da Sidagro
A prefeita Adriane Lopes (PP) anunciou, nesta sexta-feira (3), os primeiros integrantes que irão compor sua equipe e de sua vice, Dra. Camilla Nascimento, no novo mandato. A lista tem quatro gestores que já faziam parte da administração municipal e continuarão liderando secretarias e órgãos estratégicos.
Ademar Silva Junior será o titular da Secretaria de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico (Semades), criada a partir da reestruturação da antiga Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro).
O médico-veterinário e especialista em agronegócios está assumindo a pasta que é considerada uma ‘supersecretaria’. Ademar Silva Junior é uma liderança ligada à senadora Tereza Cristina (PP) cujo apoio foi fundamental para a eleição de Adriane Lopes no pleito de Outubro de 2024.
Márcia Helena Hokama assume a Secretaria de Fazenda (SEFAZ). Ela estava à frente da Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento (SEFIN). Na Secretaria de Administração e Inovação (SEMADI) estará Andréa Alves Ferreira Rocha, que comandou a extinta Secretaria Municipal de Gestão (SEGES)
Na Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (AGETEC), permanece Leandro Basmage como diretor-presidente.
Os demais nomes para secretarias e autarquias serão anunciados gradualmente nos próximos dias. Conforme anunciado pela prefeita Adriane Lopes, todos os secretários e chefes de autarquias deverão assinar um contrato de gestão, comprometendo-se com metas e o avanço dos indicadores da administração pública.
Márcia Helena Hokama
- Formação: Graduada em Ciências Contábeis, pós-graduada em Auditoria e Contabilidade Pública, com MBA em Gestão Pública.
- Experiência: Auditora do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul, onde foi diretora de Contabilidade, Orçamento e Finanças. Atuou como secretária adjunta da SEFIN (2021 a abril de 2022) e titular da pasta de abril de 2022 a dezembro de 2024.
Andréa Alves Ferreira Rocha
- Formação: Advogada, formada pela UCDB em 1995. Pós-graduada em Direito Processual Civil, Formação Docente para o Ensino Superior, e Direito e Gestão Municipal.
- Experiência: Professora universitária na Uniderp (2002-2017) na disciplina de Direito Processual Civil. Atuou na Secretaria de Assistência Social como chefe da Assessoria Jurídica (2017-2022). Em 2022, foi assessora jurídica do gabinete da prefeita e, em julho de 2024, assumiu a Secretaria Municipal de Gestão.
Ademar Silva Junior
Formação: Médico-veterinário com especialização em agronegócios.
Experiência: Possui ampla trajetória no setor agropecuário e na gestão pública. Foi presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul (Famasul), do Conselho Curador da Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar) e do Conselho Administrativo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar AR/MS). Atuou como vice-presidente de Finanças da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e presidente da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (ANATER). No âmbito estadual, foi secretário-adjunto da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) e diretor-presidente da Fundação do Trabalho de MS (Funtrab).
No município de Campo Grande, ocupou o cargo de secretário municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro), onde liderou iniciativas voltadas ao progresso econômico sustentável e à inovação.
Leandro Basmage
- Formação: Graduado em Engenharia Mecatrônica, com mestrado em Inteligência Artificial.
- Experiência: Atuou em cargos de liderança em grandes empresas do setor sucroalcooleiro e em instituições de ensino de Campo Grande, tanto como docente quanto coordenador de cursos. Possui artigos publicados em revistas nacionais e internacionais. Está na gestão pública há três anos e lidera a AGETEC como diretor-presidente desde julho de 2024.
Reforma administrativa - Com a reforma administrativa para o novo mandato, o objetivo é reduzir custos e otimizar a gestão pública, resultando em uma estrutura mais enxuta e dinâmica. São ao todo 18 órgãos municipais que integram a estrutura básica da administração direta.
A nova estrutura é composta pela Procuradoria-Geral do Município, que atua na consultoria jurídica e representação judicial, e a Casa Civil, responsável pela coordenação das ações do Executivo. A Secretaria de Governo e Relações Institucionais fortalece a articulação política, enquanto a Controladoria-Geral do Município assegura a transparência e eficiência dos atos administrativos. Outras pastas, como a Secretaria da Fazenda, Administração e Inovação, e Infraestrutura e Serviços Públicos, garantem o funcionamento integrado das áreas financeira, administrativa e urbanística.
A nova estrutura também abrange a Secretaria de Saúde, Educação, Assistência Social e Cidadania, que permanecem como pilares na prestação de serviços essenciais. Já as secretarias executivas da Mulher, Juventude e Cultura consolidam políticas públicas voltadas para segmentos específicos da população. No campo do desenvolvimento sustentável e urbano, a Secretaria de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico reforça o compromisso com o progresso sustentável.
No âmbito das autarquias e fundações, a reorganização inclui o Instituto Municipal de Previdência, que gerencia a previdência dos servidores; as agências municipais de Transporte e Trânsito, Tecnologia da Informação e Meio Ambiente, que promovem avanços nas áreas de mobilidade, inovação e urbanismo; além das fundações de Esporte e Trabalho, que priorizam o lazer e a geração de emprego.
Veja Também
Prefeita anuncia mais cinco integrantes da equipe do novo mandato
Abraço à democracia marcará dois anos da tentativa de golpe
Publicada MP que recompõe salários de servidores federais
Sancionada lei que limita gastos públicos em caso de déficit primário