Pesquisa aponta empate técnico na disputa pelo governo de MS
Ex-governador André Puccinelli lidera a preferência popular, seguido de perto por Marquinhos Trad


Dois candidatos a governador de Mato Grosso do Sul nas eleições deste ano estão tecnicamente empatados nas intenções de voto. Foi o que apurou pesquisa da Real Time Big Data feita sob encomenda para a Record TV.
Conforme o apurado pelo levantamento, o ex-governador André Puccinelli (MDB) aparece na frente com 12% das intenções de voto na pesquisa espontânea – quando não são mencionados nomes de candidatos.
Em segundo lugar nas citações aparece o ex-prefeito de Campo Grande Marquinhos Trad (PSD), com 9%. Como a margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos, André Puccinelli e Marquinhos Trad estariam tecnicamente empatados.
Também foram mencionados na pesquisa espontânea os seguintes nomes Eduardo Riedel (PSDB) com 5%. Empatado com ele, aparece Capitão Contar (PRTB), também com 5%.

A candidata Rose Modesto (União Brasil) tem 3% das intenções de voto. Já Giselle Marques (PT) teve 1% das citações.
Os votos brancos e nulos atingiram índice 12% e os eleitores que não souberam ou não responderam totalizaram 50%.
Estimulada – André Puccinelli também lidera as intenções de voto na pesquisa estimulada, quando são citados nomes dos candidatos aos eleitores. Logo atrás dele, e tecnicamente empatado, aparece Marquinhos Trad.
André Puccinelli tem 21% das intenções de voto e Marquinhos 18%. Eduardo Riedel aparece em terceiro lugar com 14%. Capitão Contar e Rose Modesto empatam com 12% cada.
Giselle Marques tem 4%. Já Adonis Marcos (PSOL) e Magno Souza (PCO) não contabilizaram votos.
Brancos e nulos somam 8%. Não souberam responder ou não responderam 11%.
Rejeição - A pesquisa Real Time Big Data também perguntou aos eleitores em qual candidato ele não votaria para governador de MS.
Em primeiro lugar na rejeição aparece André Puccinelli com 49%. Em segundo lugar, Marquinhos Trad com 35%. Capitão Contar, Eduardo Riedel e Rose Modesto tem cada um 29% de índice de rejeição. Giselle Marques aparece com 28%, Magno Souza, 27% e Adonis Marcos com 25%.
Vale mencionar que no caso da rejeição, o entrevistado podia escolher mais de uma opção, por isso, o somatório final é superior a 100%.
A pesquisa - A pesquisa Real Time Big Data foi realizada por telefone, com 1.500 eleitores de Mato Grosso do Sul entre os dias 22 e 23 de Agosto de 2022.
A margem de erro, já mencionada, é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O grau de confiabilidade é de 95%, considerando a margem de erro.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul, TRE-MS, sob o número 06707/2022.
Votação - No dia 2 de Outubro, os eleitores vão às urnas para escolher presidente da República, governadores, senadores e deputados federais, estaduais e distritais. Eventual segundo turno para presidente e governador será no dia 30 de Outubro.
A votação começará às 8h e terminará às 17h, quando serão impressos os boletins de urna. Em 2022, a hora de início da votação será uniformizada pelo horário de Brasília em todos os estados e no Distrito Federal.
Veja Também
Simone Tebet faz sessão de autógrafos de livro biográfico na Capital
Eleição suplementar em Paranhos será realizada no próximo domingo
PGR envia ao Supremo parecer contra prisão de Jair Bolsonaro
Empresários e políticos são condenados por tramar cassação de Bernal