Pesquisa aponta empate técnico na disputa pelo governo de MS
Ex-governador André Puccinelli lidera a preferência popular, seguido de perto por Marquinhos Trad
Dois candidatos a governador de Mato Grosso do Sul nas eleições deste ano estão tecnicamente empatados nas intenções de voto. Foi o que apurou pesquisa da Real Time Big Data feita sob encomenda para a Record TV.
Conforme o apurado pelo levantamento, o ex-governador André Puccinelli (MDB) aparece na frente com 12% das intenções de voto na pesquisa espontânea – quando não são mencionados nomes de candidatos.
Em segundo lugar nas citações aparece o ex-prefeito de Campo Grande Marquinhos Trad (PSD), com 9%. Como a margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos, André Puccinelli e Marquinhos Trad estariam tecnicamente empatados.
Também foram mencionados na pesquisa espontânea os seguintes nomes Eduardo Riedel (PSDB) com 5%. Empatado com ele, aparece Capitão Contar (PRTB), também com 5%.
A candidata Rose Modesto (União Brasil) tem 3% das intenções de voto. Já Giselle Marques (PT) teve 1% das citações.
Os votos brancos e nulos atingiram índice 12% e os eleitores que não souberam ou não responderam totalizaram 50%.
Estimulada – André Puccinelli também lidera as intenções de voto na pesquisa estimulada, quando são citados nomes dos candidatos aos eleitores. Logo atrás dele, e tecnicamente empatado, aparece Marquinhos Trad.
André Puccinelli tem 21% das intenções de voto e Marquinhos 18%. Eduardo Riedel aparece em terceiro lugar com 14%. Capitão Contar e Rose Modesto empatam com 12% cada.
Giselle Marques tem 4%. Já Adonis Marcos (PSOL) e Magno Souza (PCO) não contabilizaram votos.
Brancos e nulos somam 8%. Não souberam responder ou não responderam 11%.
Rejeição - A pesquisa Real Time Big Data também perguntou aos eleitores em qual candidato ele não votaria para governador de MS.
Em primeiro lugar na rejeição aparece André Puccinelli com 49%. Em segundo lugar, Marquinhos Trad com 35%. Capitão Contar, Eduardo Riedel e Rose Modesto tem cada um 29% de índice de rejeição. Giselle Marques aparece com 28%, Magno Souza, 27% e Adonis Marcos com 25%.
Vale mencionar que no caso da rejeição, o entrevistado podia escolher mais de uma opção, por isso, o somatório final é superior a 100%.
A pesquisa - A pesquisa Real Time Big Data foi realizada por telefone, com 1.500 eleitores de Mato Grosso do Sul entre os dias 22 e 23 de Agosto de 2022.
A margem de erro, já mencionada, é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O grau de confiabilidade é de 95%, considerando a margem de erro.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul, TRE-MS, sob o número 06707/2022.
Votação - No dia 2 de Outubro, os eleitores vão às urnas para escolher presidente da República, governadores, senadores e deputados federais, estaduais e distritais. Eventual segundo turno para presidente e governador será no dia 30 de Outubro.
A votação começará às 8h e terminará às 17h, quando serão impressos os boletins de urna. Em 2022, a hora de início da votação será uniformizada pelo horário de Brasília em todos os estados e no Distrito Federal.
Veja Também
Nova lei institui a Política Nacional de Cuidados no Brasil
Em 2024, Câmara Federal aprova propostas que limitam gastos do governo
Retrospectiva 2024: Campo Grande elegeu uma prefeita pela 1ª vez
Ministro dá prazo até as 20h para Câmara esclarecer pagamento de emendas