Política

Nelsinho Trad incentiva Programa Jovem Senador em MS

Para concorrer à vaga, os alunos passam por duas etapas de seleção, uma estadual e uma do Senado

|
Redação
(Foto: Divulgação)

O senador Nelsinho Trad divulga em suas redes sociais que estão abertas as inscrições para a edição 2023 do Programa Jovem Senador, até o próximo dia 5 de maio. “O programa é para estudantes de escolas públicas estaduais de ensino médio de todo o país. Ele seleciona 27 alunos, um de cada unidade da Federação, para passarem uma semana em Brasília, conhecendo e vivenciando no Senado o trabalho dos parlamentares. Como nos anos anteriores, eu estarei aqui para recepcionar o vencedor do nosso Estado”, disse o senador Nelsinho Trad.

Para concorrer à vaga, os alunos passam por duas etapas de seleção, uma estadual e uma do Senado, que neste ano acontecem nos dias 31 de maio e 12 de junho, respectivamente. A seleção dos estudantes é feita por meio de um concurso de redação. O tema de 2023 é “Saúde mental nas escolas públicas”. 

“O candidato deve estar matriculado e frequentar escolas públicas da rede estadual de ensino; ter, no máximo, 19 anos completados até 31 de dezembro de 2023; e ter disponibilidade para participar da Semana de Vivência Legislativa, no período de 21 a 25 de agosto, em Brasília”, comentou o senador.

(Foto: Divulgação)

A prova de redação é aplicada em sala de aula. O material para a participação no concurso é composto de ficha de inscrição e folha de redação disponíveis no site senado.leg.br/jovemsenador.

Na etapa estadual, a escola escolhe a melhor redação e depois a secretaria de educação do estado define as três melhores, sem promover nenhuma classificação. A partir daí, o Senado seleciona o melhor texto de cada estado. O autor ou autora da redação escolhida se torna um jovem senador ou senadora, representando seu estado ou o Distrito Federal. “Caso a direção ou o professor da escola queira obter mais informações, o nosso escritório político em Campo Grande poderá auxiliar pelo telefone 67 3253 5554”, comentou o senador Nelsinho Trad.

Veja Também

Comissão do Senado aprova projeto que cria Estatuto do Pantanal

Deputados aprovam uso de produtos da Cannabis para tratamento de doenças

Comissão de Meio Ambiente analisa criação do Estatuto do Pantanal

Relatório da LDO da Capital para 2025 recebe 113 emendas dos vereadores