Nelsinho Trad incentiva Programa Jovem Senador em MS
Para concorrer à vaga, os alunos passam por duas etapas de seleção, uma estadual e uma do Senado
O senador Nelsinho Trad divulga em suas redes sociais que estão abertas as inscrições para a edição 2023 do Programa Jovem Senador, até o próximo dia 5 de maio. “O programa é para estudantes de escolas públicas estaduais de ensino médio de todo o país. Ele seleciona 27 alunos, um de cada unidade da Federação, para passarem uma semana em Brasília, conhecendo e vivenciando no Senado o trabalho dos parlamentares. Como nos anos anteriores, eu estarei aqui para recepcionar o vencedor do nosso Estado”, disse o senador Nelsinho Trad.
Para concorrer à vaga, os alunos passam por duas etapas de seleção, uma estadual e uma do Senado, que neste ano acontecem nos dias 31 de maio e 12 de junho, respectivamente. A seleção dos estudantes é feita por meio de um concurso de redação. O tema de 2023 é “Saúde mental nas escolas públicas”.
“O candidato deve estar matriculado e frequentar escolas públicas da rede estadual de ensino; ter, no máximo, 19 anos completados até 31 de dezembro de 2023; e ter disponibilidade para participar da Semana de Vivência Legislativa, no período de 21 a 25 de agosto, em Brasília”, comentou o senador.
A prova de redação é aplicada em sala de aula. O material para a participação no concurso é composto de ficha de inscrição e folha de redação disponíveis no site senado.leg.br/jovemsenador.
Na etapa estadual, a escola escolhe a melhor redação e depois a secretaria de educação do estado define as três melhores, sem promover nenhuma classificação. A partir daí, o Senado seleciona o melhor texto de cada estado. O autor ou autora da redação escolhida se torna um jovem senador ou senadora, representando seu estado ou o Distrito Federal. “Caso a direção ou o professor da escola queira obter mais informações, o nosso escritório político em Campo Grande poderá auxiliar pelo telefone 67 3253 5554”, comentou o senador Nelsinho Trad.
Veja Também
Câmara aprova taxação de 15% sobre lucro de multinacionais
Câmara define vereadores para compor a Comissão de Recesso
Vereadores aprovaram 400 projetos e fizeram 20 mil indicações em 2024
Projeto de lei retira herança de parentes que abandonam idosos em asilos