Política

MS 46 Anos: Enquete aponta que 71% não querem mudar nome do Estado

Possibilidade de alterar o nome do Estado é debatida há anos no meio político

|
Redação
(Foto: Arquivo/DD)

Uma enquete feita pelo site Diário Digital aponta que 71% dos participantes são contrários à troca de nome de Mato Grosso do Sul.

Diante do seguinte questionamento: Sobre a ideia de mudar o nome do Estado, você acha que? Os leitores podiam escolher apenas uma das quatro apresentadas.  

O resultado foi o seguinte: 71% dos votantes responderam que “Deveria continuar Mato Grosso do Sul”; 23% disseram que "Deveria mudar para Estado do Pantanal" e 6% escolheram a opção "Deveria mudar para outro nome."

Havia ainda, na enquete, a opção "Não sei dizer" que não obteve votos. Vale mencionar que a enquete é apenas uma consulta informal aberta para ouvir os leitores do site de notícias, não tendo, portanto, qualquer valor científico. 

Meio político - A possibilidade de mudança de nome do Estado é há décadas discutida, principalmente, no meio político. Na Assembleia Legislativa, inclusive, um projeto de lei atribui cognome 'Estado do Pantanal' a Mato Grosso do Sul. O autor da matéria é o deputado Júnior Mochi (MDB)

De acordo com projeto, a atribuição ao Estado de Mato Grosso do Sul com o cognome "Estado do Pantanal" não apenas celebra a beleza natural, mas também reforça o compromisso de todos em proteger e preservar o exuberante ecossistema.

“O título de "Estado do Pantanal" será um lembrete constante da responsabilidade que temos de conservar esta região única para as futuras gerações, segundo a justificativa.

A atribuição deste cognome ou mesmo a mudança definitiva de nome tem apoio entre parlamentares. Durante debate em sessão plenária, o deputado estadual Pedro Kemp (PT) sugeriu um plebiscito para ouvir a população.

A proposta de Júnior Mochi segue em tramitação na Casa de Leis estadual.

Veja Também

Câmara aprova taxação de 15% sobre lucro de multinacionais

Câmara define vereadores para compor a Comissão de Recesso

Vereadores aprovaram 400 projetos e fizeram 20 mil indicações em 2024

Projeto de lei retira herança de parentes que abandonam idosos em asilos