Política

Ministros de Lula debatem Plano Plurianual na Capital

Plenária que debate políticas públicas para o País é realizada na UFMS neste sábado

|
Gabriel Telê Santana
(Foto: Luiz Alberto)

Campo Grande (MS) sedia, neste sábado (17) a 12ª plenária para a elaboração do Plano Plurianual (PPA), encontro promovido pelo Governo Federal com vistas a incorporar as prioridades indicadas da sociedade civil no PPA Participativo 2024-2027. Ao todo, serão realizados 27 encontros, já foram 15 encontros nas unidades da federação, com previsão de término em 14 de julho de 2023.

A cerimônia na Capital contou com os ministros Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), Cida Gonçalves (Mulheres) e Márcio Macêdo (Secretaria-Geral), e o governador do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel e a prefeita Adriane Lopes.

Mais de 18 mil pessoas já participaram das três primeiras rodadas de plenárias presenciais do PPA Participativo e mais de 148 Mil acessos na plataforma. Até o próximo dia 14 de julho, serão realizados encontros em todos os estados e no Distrito Federal. 

Autoridades presentes à plenária de Campo Grande, neste sábado (Foto: Luiz Alberto)

O objetivo das plenárias é proporcionar espaço à sociedade civil organizada para debater políticas públicas prioritárias para o País e suas regiões, colhendo propostas para o PPA 2024-2027.

As plenárias presenciais são uma das formas de participação social na construção do PPA, juntamente com a plataforma digital Brasil Participativo e os Fóruns Interconselhos, que reúnem representantes de conselhos nacionais em todos os setores. 

O público-alvo das plenárias são as entidades, organizações e movimentos da sociedade civil organizada, que têm se preparado previamente para levar às plenárias propostas já consolidadas.

(Foto: Luiz Alberto)

De acordo com a ministra Simone, o Brasil não cresce há mais de 40 anos,  e que vai honrar os compromissos para a dívida pública não extrapolar e que com a reforma tributária o Brasil vai voltar a ter indústria forte.

O governador Eduardo Riedel se diz a favor da reforma tributária, e que está sendo investido 58 bilhões de reais, que o estado tem a menor taxa de desemprego do país, e que os gastos do orçamento do prejeto PPA viram todos dos ideais da população.

(Foto: Luiz Alberto)

As propostas levadas às plenárias devem ser registradas na plataforma digital Brasil Participativo, onde também podem se manifestar todos os cidadãos e cidadãs do País.

O Plano Plurianual (PPA) é o planejamento das prioridades do País pelos próximos quatro anos, indicando caminhos para alcançá-las. A partir desse plano é possível construir leis orçamentárias que levem em consideração os objetivos dos programas.

Confira a galeria de imagens:

Veja Também

Câmara aprova taxação de 15% sobre lucro de multinacionais

Câmara define vereadores para compor a Comissão de Recesso

Vereadores aprovaram 400 projetos e fizeram 20 mil indicações em 2024

Projeto de lei retira herança de parentes que abandonam idosos em asilos