Política

Marquinhos, Odilon e Tereza ficam fora do 1º dia de propaganda eleitoral na TV

Falha técnica na TVE, responsável pela distribuição dos programas, causou o problema

|
Redação
(Foto: Divulgação)

No primeiro dia de exibição em televisão da propaganda eleitoral gratuita, três candidatos ficaram de fora. O candidato a governador Marquinhos Trad (PSD) e os postulantes ao Senado Odilon de Oliveira (PSD) e Tereza Cristina (PP) não apareceram.

No lugar dos programas dos respectivos candidatos, ficou aparecendo apenas a tela que avisa que o espaço é reservado ao horário eleitoral.

O fato se deve a uma falha técnica na TVE, emissora responsável pela transmissão dos programas às demais redes nesta semana.

Conforme apurou o Diário Digital, a TVE está ciente do erro e trabalha para corrigi-lo ainda nesta sexta-feira, de modo que os três candidatos apareçam na propaganda noturna.

Em nota, a emissora explicou o ocorrido.  “Em razão de problemas técnicos com os Players - aplicativos onde são carregados os vídeos utilizados para baixar os programas eleitorais e as inserções partidárias - as produções audiovisuais de algumas coligações que seriam exibidas na manhã desta sexta (26 de agosto) não foram ao ar corretamente.”

A Coligação Muda MS da qual fazem parte Marquinhos Trad e Odilon de Oliveira emitiu nota na qual informa que estuda medidas judiciais para reparação do tempo perdido.

A assessoria de Tereza Cristina informou que está averiguando a situação.

A TV Educativa já entrou em contato com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS) em busca de reparar os danos da ausência dos vídeos na grade do programa eleitoral gratuito. Agora, o órgão aguarda as demandas encaminhadas pela Justiça Eleitoral.

Cabeça de rede - As emissoras de televisão e rádio fazem um rodízio na distribuição dos programas eleitorais. Os chamados “cabeça de rede” têm o dever de distribuir os programas para as demais emissoras. A TVE foi a primeira cabeça para distribuição na TV.

Exibição candidatos ao governo - Candidatos ao governo terão anúncios exibidos às segundas, quartas e sextas, das 7h15 às 7h25 e das 12h15 às 12h25 no rádio; das 13h15 às 13h25 e das 20h35 às 20h45 na televisão.

Exibição candidatos ao senado - Nas eleições para senadora ou senador, a transmissão ocorrerá às segundas, quartas e sextas-feiras, das 7h às 7h05 e das 12h às 12h05 no rádio; das 13h às 13h05 e das 20h30 às 20h35 na televisão.

Eleições 2022 - O primeiro turno será realizado no dia 2 de Outubro, quando os eleitores irão às urnas para eleger o presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais. Caso haja segundo turno para a disputa presidencial e para governos estaduais, a votação será em 30 de Outubro.

Nota da TVE  - Confira abaixo, na íntegra, a nota encaminhada à imprensa pela TVE.

Problemas técnicos na inserção de programas partidários do horário eleitoral

Em razão de problemas técnicos com os Players - aplicativos onde são carregados os vídeos utilizados para baixar os programas eleitorais e as inserções partidárias - as produções audiovisuais de algumas coligações que seriam exibidas na manhã desta sexta (26 de agosto) não foram ao ar corretamente.

Para reparar os danos da ausência dos vídeos na grade do programa eleitoral gratuito, a TV Educativa já entrou em contato com o Tribunal Regional Eleitoral neste feriado e aguarda as demandas encaminhadas pela Justiça Eleitoral.

A Fundação Jornalista Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa, gerida pelo Governo do Estado, reafirma seu compromisso de quase três décadas com a população de Mato Grosso do Sul.

Em nome de sua atuação profissional em benefício da democratização da comunicação, A TV Educativa buscará a qualquer custo a reparação dos possíveis danos produzidos em função de problemas de ordem técnica ocorridos.

Fundação Estadual Jornalista Luiz Chagas de Rádio e Televisão Educativa de Mato Grosso do Sul – FERTEL/MS

Veja Também

Câmara aprova taxação de 15% sobre lucro de multinacionais

Câmara define vereadores para compor a Comissão de Recesso

Vereadores aprovaram 400 projetos e fizeram 20 mil indicações em 2024

Projeto de lei retira herança de parentes que abandonam idosos em asilos