Política

Mara Caseiro é designada presidente da Escola do Legislativo da ALEMS

Deputada quer contribuir para que novatos entendam as dinâmicas e das rotinas da ALEMS

|
Redação
(Foto: Luciana Nassar/ALEMS)

Ao completar 20 anos de criação, a Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet terá, pela primeira vez, presidência parlamentar. Quem assume o cargo é a deputada Mara Caseiro (PSDB), conforme designado no Ato 49/2023. A publicação, assinada pelo presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Gerson Claro (PP), está na página 11 da edição desta quinta-feira (8) do Diário Oficial do Parlamento.

A intenção inicial da deputada é contribuir para que os parlamentares, sobretudo os eleitos para o primeiro mandato, tenham o melhor conhecimento possível das dinâmicas e das rotinas da ALEMS. “Vamos organizar uma recepção com todos os deputados, principalmente os novos, para que possam estar qualificados e possam entender a dinâmica das sessões, o funcionamento da nossa Casa, as funções inerentes a todos eles. Estamos com muitas boas ideias”, afirmou.

Esta é a primeira vez que a Escola do Legislativo, que integra a estrutura do Parlamento sul-mato-grossense, conta com presidência parlamentar. Até então, a entidade, instituída em 12 de dezembro, era conduzida por um coordenador.  A Escola foi criada pela Lei 2.762/2003, decretada pela Casa de Leis e promulgada pelo então presidente, deputado Londres Machado.

De acordo com essa lei, a Escola do Legislativo tem, entre outros objetivos, o de oferecer aos parlamentares e aos servidores subsídios para que possam identificar a missão do Poder Legislativo e exercer de forma eficaz suas atividades; qualificar os servidores nas atividades de suporte técnico-administrativo, ampliando sua formação em assuntos legislativos; e estimular a pesquisa técnico-acadêmica voltada à Assembleia Legislativa, em cooperação com outras instituições de ensino.

Em 2003, por força do Decreto Legislativo 457/2007, a Escola do Legislativo passou a se chamar Senador Ramez Tebet, em homenagem ao político sul-mato-grossense, falecido em 2006, que atuou como ministro da Integração e presidente do Senado Federal.

Deputada Mara Caseiro -  Formada em Odontologia, Mara Caseiro está em seu quarto mandato na ALEMS. Ela foi eleita deputada estadual em 2010 e reeleita em 2014. Em 18 de novembro de 2020, assumiu vaga aberta em decorrência do falecimento do deputado Onevan de Matos. E foi, nas eleições do ano passado, a deputada estadual mais votada em Mato Grosso do Sul. Mara Caseiro ingressou na vida pública em 1992, quando foi eleita vereadora de Eldorado. Também foi prefeita desse município por dois mandatos, de 2000 a 2008.

(Fonte: Assessoria de imprensa da ALEMS)

Veja Também

Câmara aprova taxação de 15% sobre lucro de multinacionais

Câmara define vereadores para compor a Comissão de Recesso

Vereadores aprovaram 400 projetos e fizeram 20 mil indicações em 2024

Projeto de lei retira herança de parentes que abandonam idosos em asilos