Lei: Restaurantes, pizzarias e padarias devem informar a utilização de queijo fake
Regra vale para os cardápios disponíveis em meio eletrônico, Braille, áudio e vídeo


Foi sancionada a Lei 5.740, de autoria do deputado João Henrique (PL), que dispõe sobre a obrigatoriedade de os estabelecimentos comerciais, do ramo alimentício, a informarem a utilização de produtos análogos ao queijo, ao requeijão e a outros lácteos, no preparo dos respectivos alimentos, no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul. A nova regra foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (22).
Bares, lanchonetes, restaurantes, pizzarias, sanduicherias, panificadoras, buffets, sorveterias, pubs, empórios e outros estabelecimentos similares deverão informar, destacadamente, no cardápio e em toda e qualquer forma de publicidade, a expressão “este produto não é queijo”.
A regra vale para os cardápios disponíveis em meio eletrônico, Braille, áudio e vídeo. Os estabelecimentos ainda devem disponibilizar ao consumidor todas as informações nutricionais e os ingredientes do produto substituto utilizado, de modo a deixar claro quando houver adição de substâncias como gordura vegetal hidrogenada, amido e amido modificado.
A competência para fiscalização do cumprimento da norma será da Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon/MS). O infrator estará sujeito às penalidades previstas no Código de Defesa do Consumidor e as multas serão estipuladas em regulamentação própria e revertidas para o Fundo Estadual de Defesa dos Direitos do Consumidor (FEDDC). Os estabelecimentos terão 120 para se adequarem a regra.
Estamos produzindo um material sobre exemplos de iniciativas voltadas à educação, cultura e participação da sociedade, com o objetivo de incentivar o bom uso da água, rede de esgoto e a conservação do meio ambiente.
Gostaria de saber se podemos agendar uma entrevista com você para falar sobre o cultivo dos produtos. Se vc utiliza captação de água da chuva, como é o processo de produção dos produtos.? Se vc trabalha a questão de sustentabilidade. Preservação do meio ambiente, etc.
Veja Também
Lula veta aumento de número de deputados na Câmara Federal
“Suprema humilhação”, diz Bolsonaro após colocar tornozeleira eletrônica
Projeto de lei prevê adequação em norma que institui o 'Agosto Lilás'
Policiais que apreenderem armas ilegais poderão ser recompensados
