Lei que amplia políticas sociais para crianças e adolescentes é sancionada
Nova norma que já vigora substitui a expressão "serviço social" por "assistência social" no ECA

Entrou em vigor nesta segunda-feira (24) a lei que substitui a expressão "serviço social" por "assistência social", no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Publicada no Diário Oficial da União (DOU), a Lei 15.268, de 2025, foi sancionada pelo presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin.
A lei tem origem em projeto (PL 8.251/2017) da deputada Maria do Rosário (PT-RS), que altera um trecho do ECA com a lista das atribuições do conselho tutelar. Pela nova redação em vigor, o órgão pode requisitar “serviços públicos nas áreas de saúde, educação, serviço social, previdência, trabalho e segurança”.
No senado, a proposta foi aprovada em votação final pela Comissão de Direitos Humanos (CDH) em outubro, sob a relatoria do senador Fabiano Contarato (PT-ES). Para ele, “assistência social” é um termo mais abrangente do que "serviço social".
“A alteração não é mero preciosismo terminológico. Com a mudança proposta, o risco de uma interpretação literal subsidiar uma resposta negativa a uma demanda formulada por conselho tutelar em favor de criança ou adolescente será sensivelmente reduzido”, apontou.
Fonte: Agência Senado
Veja Também
Campo Grande cria data oficial de conscientização sobre insuficiência istmo-cervical
Data de posse do governador e vice de MS é oficialmente alterada
Presidente nacional do PT visita Campo Grande neste sábado
ALEMS aprova PEC que altera data da posse do governador e vice em MS