Política

Lei para combater violência psicológica entre mulheres é sancionada

Norma estabelece calendário de eventos sobre o tema

|
Redação
Autora do projeto foi a deputada Mara Caseiro (PSDB) (Foto: Luciana Nassar/ALEMS

Foi sancionada a Lei 6.203 de 2024 que prevê ações de enfrentamento da violência psicológica entre mulheres (wollying) em Mato Grosso do Sul. A norma é de autoria da deputada Mara Caseiro (PSDB), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e Combate à Violência Doméstica e Familiar, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) e foi publicada no Diário Oficial do Estado na quinta-feira (21).

A nova norma também inclui no Calendário Oficial de Eventos do Estado a Semana de Conscientização sobre a Violência Psicológica entre Mulheres. Nela estão estabelecidas as seguintes diretrizes: conscientização sobre a ocorrência de violência psicológica entre mulheres, desenvolvimento de habilidades que gerem o equilíbrio emocional e a promoção da união entre mulheres no que diz respeito ao combate de práticas discriminatórias e constrangedoras entre elas.

A lei entende como violência psicológica: maltrato psicológico às mulheres por parte de outras de seu mesmo gênero e qualquer atitude entre mulheres que tragam ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, chantagem, ridicularização, limitação e exclusão, seja no âmbito social, corporativo e familiar.

A Semana de Conscientização sobre a Violência Psicológica entre Mulheres dever ser realizada, anualmente, na primeira semana do mês de agosto. Poderão ser realizadas ações afirmativas para divulgação, prevenção e combate ao wollying.

(Com assessoria de imprensa da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul)

Veja Também

Ministro dá prazo até as 20h para Câmara esclarecer pagamento de emendas

Câmara recebe novos vereadores e realiza eleição no dia 1º de Janeiro

Câmara aprova taxação de 15% sobre lucro de multinacionais

Câmara define vereadores para compor a Comissão de Recesso