Juizados Especiais de MS prestam atendimento presencial e on-line
Atendimento no setor de atermação do Cijus recebe mais de 50 pessoas diariamente
Para acessar os serviços do setor de Atermações dos Juizados Especiais, no Centro Integrado de Justiça (Cijus), sede dos juizados especiais em Campo Grande, o público pode optar pela modalidade on-line ou presencial. Além disso, é possível agendar um atendimento com dia e hora marcada. Vale lembrar que o horário de expediente começa a partir das 12 horas e se estende até as 19 horas.
O atendimento no setor de atermação do Cijus recebe mais de 50 pessoas diariamente, entre informações processuais, orientações, atermações, agendamentos e encaminhamento a outros setores. Isso sem contabilizar os atendimentos remotos.
Para quem se dirigir pessoalmente ao Cijus e não conseguir ser atendido no mesmo dia, seja por falta de vagas ou de documentos necessários à propositura da ação, é feito o agendamento e o cidadão é orientado acerca dos documentos necessários.
Para quem preferir, o agendamento pelo site do TJMS é outra opção. Dois dias antes do atendimento, um servidor do setor de atermação do Cijus entra em contato com a parte para levantamento de informações sobre o caso e instruções. Neste momento, a parte deverá optar se o atendimento será presencial ou virtual. Em ambos os formatos de atendimento, o setor de atermação pode receber documentos constitutivos em mídias digitais, convertendo-os e inserindo no processo.
A diferença do atendimento presencial e virtual é somente a presença física, pois são utilizados programas de computador e equipamentos tecnológicos capazes de otimizar o atendimento. Com relação à documentação necessária, é imprescindível o CPF, endereço completo, e documentos que comprovem as alegações, mesmo que se trate de prints de conversas eletrônicas, e-mails ou notas fiscais.
Após a abertura da ação, é entregue à parte uma senha de acesso ao processo na internet, para acompanhamento, e ainda o telefone do balcão virtual para obtenção de informações. De modo geral, a primeira etapa do processo é a designação de uma audiência para tentativa de conciliação entre as partes envolvidas.
Com a citação positiva da parte ré o processo pode tramitar com a celeridade esperada. No entanto, se infrutífera a tentativa de citação, faz-se necessário que a parte autora busque localizar o endereço atual da parte ré. Se positiva a conciliação, o processo se encerra com a homologação do acordo firmado. Caso não haja acordo, segue o trâmite para instrução do feito e julgamento.
O atendimento aos juizados especiais acontece em todas as comarcas do Estado. A pessoa interessada deve se dirigir ou ligar ao Fórum de seu município para mais informações. Lembrando que o expediente em todas as comarcas do Poder Judiciário estadual concentra-se no período vespertino, das 12 às 19 horas.
Para agendar atendimento num dos juizados especiais do Estado, acesse: https://agendamento.tjms.jus.br/cadastro/selecione-servico/11 e escolha a comarca e o serviço que deseja (abertura de ação ou processo em andamento).
Saiba mais – Atermação é o ato de ouvir a reclamação do cidadão e transformar essa demanda na petição inicial de um processo.
Veja Também
Ministro dá prazo até as 20h para Câmara esclarecer pagamento de emendas
Câmara recebe novos vereadores e realiza eleição no dia 1º de Janeiro