Governo do Estado presta contas sobre gastos com saúde na Assembleia
Relatório foi apresentado durante audiência na Comissão Permanente de Saúde


O governo do Estado prestou as contas do que foi gasto na saúde no último quadrimestre de 2023 (setembro a dezembro) e anual gestão da pasta (exercício 2023). A apresentação mostra que do montante de recursos aplicados no exercício de 2023, foram empenhados mais de 2,4 bilhões, dos quais 2,2 bilhões já foram pagos. No terceiro quadrimestre de 2023, meses de setembro a dezembro, o Governo do Estado empenhou 1 bilhão, dos quais foram pagos 970 milhões. A prestação de contas foi conduzida pelo presidente da Comissão Permanente de Saúde do Legislativo Estadual deputado Lucas de Lima (PDT), nesta terça-feira (26), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.
O parlemantar destacou a importância deste momento. "É um momento importante até como objeto de fiscalização, pois assim observamos como o dinheiro foi investido pelo Governo do Estado, Governo Federal, municípios e hospitais. Hoje nós temos um grande problema que é a dengue. Então a gente acompanha todos esses relatórios e fazemos uma análise, para depois conversarmos com o secretário e pontuarmos o que é importante falarmos sobre esse assunto”.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), em referência ao que foi aplicado no exercício em 2023, foram empenhados mais de 2,4 bilhões (2.448.259.097,28), dos quais 2,2 bilhões (2.211.238.440,14) já foram pagos. A prestação incluiu a execução dos recursos do piso salarial dos profissionais de Enfermagem e o detalhamento das auditorias do ano passado. Ações complementares de atenção à saúde e os principais serviços e atendimentos feitos em hospitais também foram apresentados.
Em relação ao terceiro quadrimestre de 2023, foi destacado que o montante e fonte dos recursos aplicados no período, o Governo do Estado empenhou 1 bilhão (R$ 1.035.827.862,37), dos quais foram pagos 970 milhões (R$ 970.784.790,60).
(Com informações da assessoria da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul)
Veja Também
Simone Tebet faz sessão de autógrafos de livro biográfico na Capital
Eleição suplementar em Paranhos será realizada no próximo domingo
PGR envia ao Supremo parecer contra prisão de Jair Bolsonaro
Empresários e políticos são condenados por tramar cassação de Bernal