Governo cria Comitê de Transparência e Combate à Corrupção
Finalidade da decisão é promover o debate, sugestões e medidas de aperfeiçoamento e de fomento de políticas


A CGE-MS (Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul) e a Segov (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica) publicaram resolução conjunta que institui o CTCC/MS (Comitê de Transparência e Combate à Corrupção do Estado de Mato Grosso do Sul).
A finalidade da decisão é promover o debate, sugestões e medidas de aperfeiçoamento e de fomento de políticas e de estratégias sobre o enfrentamento à corrupção e à impunidade; fomento à transparência e o acesso à informação pública; incentivo à criação de programas que promovam a integridade e a ética nos setores público e privado; e o controle social para acompanhamento e fiscalização da aplicação dos recursos públicos.
De acordo com a controladora-geral do Estado em exercício, Marina Hiraoka Gaidarji, esta é mais uma ferramenta de trabalho na promoção de um Governo transparente. “Com as participações e percepções de outros segmentos como representantes de outros Poderes, da Rede de Controle da Gestão Pública, da OAB/MS e, ainda, dos municípios e da sociedade civil, por exemplo, poderemos identificar possíveis melhorias no processo das atividades da CGE que vão refletir no andamento e aperfeiçoamento das nossas ações referentes aos temas que nos compete”, afirma.
“O Governo tem atuado com o principal objetivo de atender o cidadão e a CGE tem, dentre suas atribuições, a de fomentar a transparência pública e o controle social. A expectativa é de que com a institucionalização do Comitê e a participação dos seus membros nossa busca para a entrega dos serviços com excelência seja ainda mais efetiva”, acrescenta.
Algumas das competências do Comitê são: contribuir para a formulação de diretrizes voltadas ao desenvolvimento de ações, no âmbito dos órgãos e das
entidades da Administração Pública Estadual; e apresentar, em relação às políticas e às estratégias priorizadas, medidas para aperfeiçoamento e integração de ações para potencializar a efetividade das políticas públicas.
A transparência e a responsabilidade fiscal são um dos compromissos apresentados no plano de Governo, do governador Eduardo Riedel, que tem como diretrizes desenvolver, promover, aperfeiçoar, incentivar e fortalecer ações que englobam este eixo no empenho para o desenvolvimento de um Mato Grosso do Sul melhor.
Veja Também
Simone Tebet faz sessão de autógrafos de livro biográfico na Capital
Eleição suplementar em Paranhos será realizada no próximo domingo
PGR envia ao Supremo parecer contra prisão de Jair Bolsonaro
Empresários e políticos são condenados por tramar cassação de Bernal
