Política

Em MS, 1,9 milhão voltam às urnas neste domingo para escolher governador e presidente

Votação será realizada das 7h às 16h; quem não compareceu no 1º turno pode votar normalmente

|
Redação
(Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

Neste domingo, 30 de Outubro, os 1.996.510 eleitores aptos a votar em Mato Grosso do Sul retornarão às urnas para escolher governador do Estado e presidente da República neste segundo turno das eleições gerais. A votação é realizada das 7h às 16h.

Para governador, disputam o cargo Eduardo Riedel, do PSDB, e Capitão Contar, do PRTB. Ambos apoiam a reeleição do presidente da República Jair Bolsonaro (PL), que tem como adversário o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Eleitores que não votaram no primeiro turno, realizado no domingo (2 de outubro), podem votar neste segundo, caso esteja em situação regular com a Justiça Eleitoral. Cada turno de votação é uma eleição independente, e o não comparecimento à primeira etapa não impede a votação na segunda.

Conforme o divulgado pelas respectivas assessorias, Eduardo Riedel e Capitão Contar votarão em Campo Grande no mesmo horário. Riedel votará no Colégio Dom Bosco, às 10h. No mesmo horário, Contar vai comparecer ao Colégio Oswaldo Tognini.

Eduardo Riedel e Capitão Contar disputam o governo do Estado (Fotos: Reprodução/Redes Sociais)

Além de MS, também haverá segundo turno para governador nos seguintes estados: Alagoas, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo. A votação será realizada em 5.570 cidades do país e em 181 localidades no exterior.

Eleitorado -  Segundo o TRE-MS, houve uma evolução de 5,94% do eleitorado regional em relação às últimas eleições gerais (2018), quando 1.877.982 pessoas estavam aptas a exercer o direito de escolher seus representantes políticos.

Em todo País, 156.454.011 eleitoras e eleitores poderão comparecer às urnas para escolher os novos representantes políticos.

Estatísticas - A maioria do eleitorado sul-mato-grossense é formado por mulheres, que representam 52,4% do total, somando 1.047.054. Os homens somam 949.456 eleitores, sendo 47,5% do total. 

Eleitores entre 25 e 29 anos representam a maior faixa de eleitores em Mato Grosso do Sul (10,7%), seguidos do grupo de 35 a 39 anos (10,3%). Já as pessoas entre 16 e 17 anos e acima dos 70 correspondem a 1,1% e 7,86%, respectivamente, daqueles que não têm o voto por obrigatório.

Os eleitores que fizeram cadastramento biométrico representam 78% do eleitorado regional, o que corresponde a 1.577.333.

Veja Também

Nova lei institui a Política Nacional de Cuidados no Brasil

Em 2024, Câmara Federal aprova propostas que limitam gastos do governo

Retrospectiva 2024: Campo Grande elegeu uma prefeita pela 1ª vez

Ministro dá prazo até as 20h para Câmara esclarecer pagamento de emendas