Política

Eleitores reelegeram cinco deputados federais e escolheram três novos

Marcos Pollon, do PL, foi o candidato mais votado, seguido por dois tucanos

|
Isabela Duarte
(Foto: Divulgação/ Agência Câmara)

Neste domingo (2), foi realizado o primeiro turno das Eleições 2022, no qual foram definidos os Deputados Federais de Mato Grosso do Sul, para o mandato de 2023 a 2026, na Câmara Federal. 

Reeleitos - Nas votações, cinco Deputados foram reeleitos. Os candidatos que se mantiveram como deputados federais são: Beto Pereira (PSDB); Dr. Geraldo Resende (PSDB), que teve o antigo mandato exercido por um suplente; Vander Loubet (PT); Dr. Luiz Ovando (PP) e Dagoberto Nogueira (PSDB).

Novos deputados - Os candidatos, eleitos por cota partidária, que compõem a câmara a partir de 2023 são: Marcos Pollon (PL), que venceu em primeiro lugar, com o maior número de votos, 103.111, em sua primeira eleição; Rodolfo Nogueira (PL) e Camila Jara (PT), a única mulher eleita.

Deixam o cargo- Os atuais deputados, do mandato 2018 a 2022, que deixam a Câmara Federal a partir do próximo ano são: Bia Cavassa (PSDB), na qual o suplente exerceu o mandato; Fábio Trad (PSD); Loester Trutis (PL); Rose Modesto (União Brasil) e Tereza Cristina (PP), que venceu as Eleições 2022 como Senadora pelo Estado.

Nova configuração- Com as votações, o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) obteve o maior número de deputados, com três candidatos eleitos. Em seguida, Partido dos Trabalhadores (PT) e Partido Liberal (PL) possuem dois representantes cada. 

Além disso, o Partido Progressista (PP) possuirá um representantes na Câmara, compondo assim as oito cadeiras de Mato Grosso do Sul na Câmara Federal.

(Imagem: Diário Digital)


 

Veja Também

Moraes autoriza Bolsonaro a ser submetido a ultrassom na prisão

Campo Grande cria data oficial de conscientização sobre insuficiência istmo-cervical

Data de posse do governador e vice de MS é oficialmente alterada

Presidente nacional do PT visita Campo Grande neste sábado