Diário Digital
 
Política

Eleito, Eduardo Riedel destaca eleitorado plural

Tucano acredita que não haverá dificuldades de diálogo com o presidente Lula

|
Valdelice Bonifácio e Marina Romualdo
AddThis Website Tools
Riedel durante seu primeiro pronunciamento como governador eleito (Foto: Luiz Alberto)

Eleito governador de Mato Grosso do Sul no segundo turno das eleições deste domingo, 30 de Outubro, Eduardo Riedel (PSDB) concedeu sua primeira entrevista coletiva após o encerramento da apuração na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS).

Riedel agradeceu sua família, a militância tucana e também destacou a pluralidade do eleitorado que o elegeu neste segundo turno. “Tivemos apoio de todas as matizes ideológicas. Outros partidos políticos nos ajudaram e fizeram a diferença”, mencionou.

“Acredito que as diferentes visões da sociedade devem ser respeitadas e discutidas no sentido de buscar soluções para os problemas reais na sociedade nas áreas de saúde, educação e outras”, acrescentou.

Presidente do TRE-MS cumprimenta Eduardo Riedel (Foto: Luiz Alberto)

Riedel foi candidato da situação apoiado pelo atual governador Reinaldo Azambuja (PSDB), o primeiro na história do Estado a conseguir eleger um sucessor.  O vice-governador eleito é o deputado estadual José Carlos Barbosa, o Barbosinha (PSB).

O novo governador eleito assumirá o cargo em 1º de Janeiro de 2023. Até lá ele deve escolher seu secretariado. Sobre este assunto, Riedel assegurou que ainda não tem definições. “Não parei para pensar nisso durante a eleição. Eu estava muito focado na eleição. Não temos nenhum nome definido”, disse.

Resultado final das eleições no Estado (Foto: Reprodução)

 

Relação com Lula – Quando Riedel concedeu a coletiva, a apuração nacional dos votos para a presidência da República ainda não tinha sido finalizada. Contudo, Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, liderava e, por isso, a imprensa questionou sobre a relação com o petista caso ele fosse eleito presidente.

“Se ele for eleito, sentarei com ele como líder de MS (...) Não tenho dúvida de que ele não se negará a apoiar o Estado”, afirmou.

Riedel e a senadora eleita Tereza Cristina (Foto: Luiz Alberto)

Lula foi eleito para seu terceiro mandato com  50,83%, contra 49,17% de Jair Bolsonaro.

Já Riedel conquistou o governo do Estado após obter 56,90% ou 808.210 votos. Seu oponente Capitão Contar (PRTB) obteve 43,10, ou 612.113 votos.

A votação em MS teve ainda 88.228, ou  5,70% votos nulos, e 39.059, ou 2,52%, votos em branco.

Considerado um nome influente no agronegócio, esta é a primeira vez que Riedel disputou uma eleição. Saiba mais sobre o currículo do governador eleito.

Confira a galeria de imagens:

Veja Também

É lei: Supermercados deverão fornecer carrinhos adaptados em MS

Eleição suplementar em Bandeirantes será realizada neste domingo

Ato em SP reúne apoiadores de Bolsonaro contra julgamento no STF

INSS estima iniciar ressarcimento de aposentados no dia 24 de Julho